Cursos de Especializao e curta durao


compartilhe

Investigao do Subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente


Sondagens Mecânicas com Amostragem

Aborda as ferramentas utilizadas em campo para execução de investigações invasivas no terreno por meio de perfurações (com coleta de amostras, como SPT e rotativa). Discute a importância do uso adequado dessas ferramentas, suas limitações e potencialidades para caracterização dos maciços rochosos e terrosos. Destaque é dado ao processo de coleta de amostras contaminadas.


Representação Gráfica de Dados de Sondagens

Aborda as ferramentas de representação gráfica e análise de dados de sondagens e resultados de ensaios de campo, tanto em forma de perfis individuais quanto em forma de mapas e plantas ou perfis interpolados, em 2D e 3D. Apresenta noções de topografia, cartografia, geodésia, uso do GPS, utilização de softwares (Google Earth, Surfer, ArcGIS, Rock Works, etc.), bem como alguns métodos existentes de interpolação, para apresentação de curvas de isovalores de dados.


Geotecnia Ambiental


Aborda aspectos fundamentais da Geologia, destacando-se as litologias e estruturas que condicionam os processos de contaminação e instabilização. Associam-se também os projetos de aterros sanitários e os processos de contaminação com as características geotécnicas dos materiais terrosos e rochosos, promovendo correlação explícita entre os problemas ambientais com as características geológico-geotécnicas do subsolo.


Métodos geofísicos em terra e áreas submersas


Descreve os diversos métodos geofísicos (indiretos e não invasivos) utilizados na investigação de terrenos e áreas submersas. Os conceitos teóricos, as limitações das ferramentas disponíveis e as aplicações mais freqüentes são discutidas por meio da análise de casos práticos de obras.


Métodos Geoestatísticos

Aborda as ferramentas estatísticas utilizadas no planejamento e análise de amostragens e ensaios de campo, com o objetivo de garantir sua representatividade, para o particular tipo geológico de maciço rochoso ou terroso em análise, tanto em planta quanto em profundidade. Discute a aplicabilidade dos vários métodos existentes de interpolação de dados de observação e resultados de ensaios, para apresentação em forma de curvas de isovalores.


Análise de Riscos Geológico-geotécnicos


Apresenta os fundamentos básicos sobre riscos associados a processos dinâmicos do meio físico. Discutem-se os principais tipos de movimento da superfície do terreno, as classificações desses movimentos, bem como, as diretrizes para ocupação e uso dos solos. Abordam-se ainda os processos de prevenção (estrutural e não estrutural).


Mecânica dos Solos: Ensaios e Propriedades

Apresenta os fundamentos para se conhecer melhor o meio físico, a partir das características básicas dos solos (granulometria, índices físicos e de consistência, permeabilidade, deformabilidade e resistência). Com base em ensaios laboratoriais e de campo (Vane Test, Dilatômetro e Pressiomêtro), avaliam-se as propriedades dos solos necessárias à elaboração de projetos e obras geotécnicas.


Identificação e Caracterização de áreas contaminadas


Fornece conceitos fundamentais e informações técnicas para elaboração de projetos e tomada de decisões relativas ao diagnóstico de áreas contaminadas. Abordam-se temas, como caracterização de áreas contaminadas, legislação ambiental, hidrogeologia, transporte de poluentes em meios porosos, análise de risco, métodos de remediação e plano de intervenção.


Monitoramento e Instrumentação do Meio Físico

Descrevem os principais tipos, aplicações e limitações das instrumentações de campo de uso corrente nas obras geotécnicas, por meio de estudos de caso reais. Faz-se uma análise dos resultados dos diferentes tipos de instrumentos e de suas possíveis correlações com os ensaios para investigação geológico-geotécnica, visando subsidiar o projeto e execução das obras.


Mecânica das Rochas: Ensaios e Propriedades

Discutem-se os principais tipos litológicos, suas aplicações e comportamento frente às solicitações impostas por obras civis. Abordam-se os principais ensaios tecnológicos de laboratório e de campo para sua caracterização e classificação geomecânica, visando subsídios técnicos para procedimentos tecnológicos e obras de estabilização.


Metodologia da Pesquisa

A disciplina enfoca a importância e relevância da necessidade em desenvolver ciência e tecnologia, bem como, disseminar os conhecimentos adquiridos; aborda e discute os métodos e as técnicas empregadas em pesquisas científicas, abrangendo desde os aspectos operacionais de execução de pesquisas até a elaboração de artigos científicos.


Elaboração do Trabalho Final do Curso – Artigo Técnico-científico


Consiste na aplicação dos conceitos adquiridos no curso em um projeto cujo tema é definido a partir de problemas reais. O projeto é composto pela estruturação metodológica da pesquisa de um caso real, suas etapas de construção, métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa, visando à elaboração de um artigo técnico-científico como resultado final da pesquisa.

 
Cursos de Especialização e curta duração