Cursos de Especializao e curta durao


compartilhe

Tecnologias Digitais Estratgicas


CORPO DOCENTE

Alessandro Santiago dos Santos: Gerente e pesquisador de Automação, Governança e Mobilidade digital do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Doutorado em Engenharia de Transportes (Poli/USP), Mestre em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2003), Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997). Prêmios e reconhecimentos: Top 10 - Dissertação de mestrado em computação na América Latina (CLEI/UNESCO 2003); Concurso de talentos IBM (2004); Melhor artigo no Congresso Brasileiro de Concessões e Rodovias (2008), Prêmio TI & Governo (2012); Melhores Artigos na Conferência Ibero-Americana WWW/Internet 2013; Melhor solução para cidades inteligentes (SBrt 2015). Experiências gerenciais em TI no SENAC/MT, IPT, IBM, grandes empresas de outsourcing. Treinamento internacional em segurança da informação. Atualmente trabalha com as linhas de pesquisa que envolvem, Redes de Computadores e Sistemas Inteligentes de Transportes. Cooperação internacional com a Europa em projetos de P&D em TI e Transportes.

Antonio Luiz Rigo: Doutor em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica-USP, mestrado em Eletrônica Aplicada pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)-São José dos Campos, Graduado em Engenharia Elétrica (modalidade Eletrônica) pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) de jan/1976 a jun/2010. Professor da área de Redes de Computadores do Mestrado Profissional em Engenharia de Computação do IPT desde fev/2001, Professor da Faculdade de Tecnologia Bandeirantes (BandTec) jan/2011 a nov/2015, Professor da Escola de Engenharia de São Carlos-USP de jul/1976 a fev/1978. Coordenador Técnico na Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) de jan/2012 a out/2013. Diretor de Operações (COO) da KickSIM, “startup” de telecomunicações sediada no Vale do Silício (USA) que integra PSTN com infraestrutura na nuvem, desde jan/2015.

Denis Bruno Viríssimo: possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC-SP - Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2008), mestrado em Engenharia da Computação - Engenharia de Software pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2014), e possui especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pelo IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2018). Possui publicações acadêmicas nas áreas de Desenvolvimento de Software, Engenharia de Requisitos, Computação Aplicada e Internet das Coisas. Atualmente é Pesquisador do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, trabalhando com pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Desenvolvimento de Software, Linguagens de Programação, Aprendizado de Máquina, Internet das Coisas, Acessibilidade, Inovação e Compliance.

Gianni Ricciardi: possui Ph.D. pela Florida Christian University (FL, USA) in Business Administration, Mestrado em Engenharia da Computação pelo IPT-USP, MBA em Governança de TI (IPT-USP), MBA em Marketing (FEA-USP), graduação em Processamento de Dados (Mackenzie) e em Administração de Empresas (Luzwell). É Professor nos cursos de Pós, MBA e Mestrado na FIAP, FIA-USP, FGV e IPT-USP e Instrutor de normas de TI na ABNT. Atua como consultor em empresas como: FIAP, Ambev, Sonda IT, Novelis, PWC, TAM, Mlegate (SEFAZ SP), Asuris (Brasil Insurance). Atuação em corporações, startups e fusões: GRU Airport, Elavon do Brasil, TransCash, Prefeitura de Guarujá - Estratégias de Software, INTEC TI, Visanet, American Express, Cartão Sollo e Digibrás do Brasil – Robótica.

Leandro Avanço: possui graduação em Engenharia Elétrica Enfase Telecomunicações pelo FEI - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (2007) e mestrado em Engenharia da Computação - Redes de Computadores pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2015). Possui publicações acadêmicas na áreas de Segurança da Informação, RFID e Internet das Coisas. Atuou com suporte e implantação nas áreas de redes de dados, redes de voz, configuração e administração de servidores em geral, segurança da informação e proteção de perímetro. Atualmente é Pesquisador Assistente do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, trabalhando com pesquisa e desenvolvimento nas áreas de RFID, ITS, Internet das Coisas, Redes de Dados, Internet, IPv6, Sistema de Detecção de Intrusão e Segurança da Informação.

Maria Cristina Machado Domingues: Gerente e Pesquisadora da Seção de Soluções de Software e Sistemas para Engenharia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista (1999) e Mestre em Engenharia de Software pelo IPT. Atuou como professora de Interface Humano Computador (IHC) na Universidade Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Web-Based, Aplicativos Móveis, e-Gov e m-Gov, avaliações tecnológicas e Sistemas Inteligentes de Transportes - ITS.

Maria Rosilene Ferreira: Possui graduação em física, bacharelado pela Universidade de São Paulo (1975), tem Mestrado Profissional em Engenharia da Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (2003) . Atualmente é professor assistente do Centro Universitário FIEO, professor assistente da Universidade de Mogi das Cruzes e pesquisador III do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, concurso, desenvolvimento de sistemas, its e sistemas de gestão.

Matheus Jacon Pereira:
possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2010) e mestrado em Engenharia da Computação - Redes de Computadores pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2016). Possui publicações acadêmicas nas áreas de RFID, Internet das Coisas, Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), Rede de Computadores e automação. Atuou como Professor de cursos e treinamentos nas áreas de RFID (Radio Frequency Identification) e Internet das Coisas. Além da atuação na área de P&D em companhias do setor de telecomunicações. Atualmente é Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de SP (IPT), trabalhando com pesquisa e desenvolvimento nas áreas de RFID, ITS, Internet das Coisas, Rede de Computadores, Governança e Segurança da Informação.

 
Cursos de Especialização e curta duração