Pgina inicial do IPT   >   Eventos    >  Apoiados pelo IPT

Eventos


Apoiado pelo IPT



Semana Municipal de Cincia, Tecnologia, Inovao e Desenvolvimento



19, 20, 21 e 22 de outubro de 2021

Local: Câmara Municipal de São Paulo


O Poder Legislativo tem como missão representar os interesses da população, em sua expressão mais original e imediata, perante as instâncias do Estado Democrático de Direito. Esta representação busca a sustentabilidade social, econômica e ambiental da cidade de São Paulo e dos paulistanos que nela vivem.

A Ciência, a Tecnologia e a Inovação (CTI) são, no cenário contemporâneo, instrumentos fundamentais para tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis (ODS 11 da Agenda 2030 – ONU).

Felizmente a sociedade paulistana conta, em seu território, com um dos mais robustos sistemas de instituições científicas e tecnológicas. Esse patrimônio, entretanto, tem sido pouco aproveitado no desenvolvimento do processo legislativo e um dos fatores disso é a distância entre o Sistema Público de CTI e os legisladores paulistanos.

Buscando sua aproximação, entidades e profissionais estão organizando a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2021, na Câmara Municipal de São Paulo, como previsto na Lei no. 14.555/2007. O tema será: Inovação em Políticas Públicas para Cidades e Comunidades Sustentáveis. A Semana Municipal tratará, também, do papel da CTI para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Agenda 2030 da ONU, reforçando sua função estratégica para a formatação e execução de políticas públicas. E demonstrará, com as contribuições de diversos profissionais e representantes da sociedade civil, como as Instituições Públicas de Pesquisa fornecem suporte tecnológico para a proposição de políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida do povo paulistano e ao desenvolvimento sustentável de nossa cidade.

Muitos são os desafios de uma cidade grande e complexa como São Paulo, território dos diferentes projetos de lei apresentados nesta Câmara Municipal pelos senhores (as) vereadores (as). As Instituições Públicas que fazem parte do Sistema de CTI paulista têm muito a contribuir no debate desses projetos de lei juntos aos parlamentares e junto à população da cidade de São Paulo.

Entidades participantes

APqC – Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo
Assipt – Associação dos Trabalhadores do IPT
CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Regulamentados
Febrageo – Federação Brasileira de Geólogos
SinTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Ciência, Pesquisa e Tecnologia de São Paulo
SEESP – Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo
Sigesp – Sindicato dos Geólogos do Estado de São Paulo

Mandato do Vereador Eliseu Gabriel (Câmara Municipal de São Paulo)

Veja a programação aqui

 
Eventos