
IPT 113 anos
![]() |
1904, Gabinete de Resistência de Materiais.
Os jovens engenheiros Paulo Cavalheiro, Alcides Barbosa e Hippolyto Pujol realizavam um ensaio de tração em cimento. Eram os primeiros estudos realizados no Brasil sobre as características e resistência de diversos materiais utilizados na construção civil. Esses estudos dariam um apoio importante à urbanização do País. O laboratório, que se tornaria IPT, tinha apenas 5 anos de idade.
Num país predominantemente rural e com recursos incipientes para a pesquisa, a ousadia desses jovens pesquisadores permitiu realizar trabalhos de complexidade semelhante aos dos principais institutos europeus.
Naquele pequeno anexo da Escola Politécnica, mal sabiam eles (ou sabiam?) que estavam construindo uma das maiores instituições de pesquisa do país.
No dia 24 de junho de 2012, o IPT completou mais um ano de existência.
São 113 anos de história movida pela visão de futuro.