Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  17.08.18

Carros eltricos


Série especial do Jornal Nacional destaca como sistema energético do Brasil se comportaria caso a frota de veículos fosse abastecida nas tomadas, com participação de pesquisador do IPT


Os carros elétricos foram tema de uma série especial de reportagens exibida pelo Jornal Nacional entre os dias 24 e 28 de julho. Segundo a série, existem aproximadamente dois milhões de carros elétricos no mundo, sem contar os modelos híbridos. A Agência Internacional de Energia calcula que em 2030 o número de veículos que podem ser abastecidos na tomada pode chegar a 125 milhões.

Na terceira reportagem da série, exibida no dia 26 de julho, o jornalista André Trigueiro mostrou como é viver com um carro elétrico e o que poderia acontecer com o sistema energético do Brasil se toda a frota passasse a não mais utilizar os combustíveis fósseis. Haveria risco para o abastecimento? Para o pesquisador responsável pelo Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos do IPT, Mario Leite Pereira Filho, um dos entrevistados, “... na geração temos problemas de limite de geração hidráulica, que hoje está existindo, temos até bandeira vermelha, e a distribuição [creio] que não está preparada para receber uma frota tão grande de carros elétricos”.

Foram também entrevistados Rafael Lazzaretti, diretor de Estratégia e Inovação do Grupo CPFL; Alexandre Szklo, professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ e o engenheiro Celso Novais, coordenador brasileiro do Programa Veículo Elétrico/Itaipu.

Veja abaixo a reportagem na íntegra: