Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  08.02.19

reas de risco no Litoral Norte


Capacitação do IPT para Defesa Civil no mapeamento de áreas sujeitas a deslizamentos e inundações é destaque em reportagem


As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Sebastião, no Litoral Norte, desde o dia 4 de dezembro levaram a Prefeitura Municipal a decretar estado de atenção, que é a classificação feita quando o volume de chuva ultrapassa os 100 milímetros. Equipes da Defesa Civil passaram a executar o monitoramento das áreas de risco sujeitas a deslizamentos de terras e a inundações.

Uma reportagem exibida no Band Cidade 2ª Edição, da Band Vale, no dia 5 de fevereiro apresentou as ações tomadas pela Defesa Civil e o Fundo Social de Solidariedade para atender a população e minimizar os riscos à vida humana, econômicos e ambientais, e também mostrou a capacitação de profissionais da região em um curso de mapeamento e gerenciamento das áreas de risco, que foi oferecido dentro da I Semana Sebastianense de Prevenção a Desastres.

“As Defesas Civis no Litoral Norte estão bem montadas, com boas equipes, mas os mapeamentos precisam ser atualizados”, afirmou o pesquisador Eduardo Soares de Macedo, da Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do IPT, que ministrou o curso. O evento foi direcionado às quatro Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) das cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba) e contou com uma vasta programação, que incluiu palestras, capacitações e treinamento de evacuação de área.

Confira abaixo a reportagem na íntegra: