Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  06.05.19

Eficincia energtica


Edição especial de energia da revista Valor Setorial destaca novo cenário do segmento no Brasil, com participação de pesquisadores do IPT


É possível os consumidores aumentarem o consumo de energia em suas residências e, ao mesmo tempo, reduzirem o valor pago pelas tarifas? As soluções para o conflito entre as duas ideias, a princípio incompatíveis, são uma das questões discutidas na edição especial dedicada ao tema Energia, da revista Valor Setorial do mês de abril, que traça um quadro do novo cenário do segmento no Brasil a partir de mudanças nas relações entre os diferentes atores e as inovações tecnológicas.

A reportagem destaca o relatório publicado pela Iniciativa Internacional de Energia (IEI, ou International Energy Initiative) que aponta os custos crescentes na operação, com consequente impacto nas tarifas de energia, como um dos fatores a despertar a atenção dos consumidores para o uso eficiente da eletricidade e pela geração própria. Isso levou a micro e a minigeração solar e eólica distribuídas a ganharem espaço, com uma queda nos preços dos equipamentos para enfrentar a disputa das melhores tecnologias.

Para atender as atuais e futuras demandas de indústrias e consumidores, a tecnologia desempenha papel fundamental. A reportagem ouviu dois pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para mostrar o que está sendo feito: Gilder Nader, do túnel de vento do Instituto, falou sobre os ensaios para auxiliar a construção de usinas eólicas e a instalação de aerogeradores em condomínios, e Mario Leite Pereira Filho, do Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos, discutiu a substituição das antigas baterias de chumbo-ácido por modelos de lítio – “...são mais compactas e prometem maior capacidade de armazenamento. O problema ainda é o custo”, explica ele.

Leia abaixo a reportagem na íntegra: