Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  16.07.19

Xiloteca na Itlia


Revista italiana destaca coleção de amostras de madeira do IPT em reportagem sobre a cidade de São Paulo


A edição de julho-agosto da revista italiana Case Design Stili traz um perfil da cidade de São Paulo na seção Design Trip sob o título ‘Una Storia Paulista’. A reportagem mostra como o design brasileiro se beneficiou das intervenções dos profissionais que vieram da Europa nas décadas de 1920 e 1930, formados nas grandes escolas internacionais de arquitetura, e como seus ensinamentos foram absorvidos pelas novas gerações, cuja participação cresce a cada ano em eventos como o Salão do Móvel de Milão.

Pontos turísticos como o Parque do Ibirapuera e o Edíficio Copan, e personagens como Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi, são retratados nas nove páginas da reportagem, assim como a Xiloteca Dr. Calvino Mainieri, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A xiloteca é a mais importante do estado de São Paulo e a maior do Brasil. Inaugurada em 1930, reúne aproximadamente 19,5 mil amostras de madeiras brasileiras e estrangeiras e ao redor de 15 mil lâminas histológicas.

O objetivo principal é fornecer padrões para identificação botânica pela anatomia do lenho, atendendo aos setores de produtos florestais, construção civil, mobiliário e outros segmentos econômicos e culturais que trabalham com a madeira.

Leia abaixo a reportagem na íntegra: