Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  22.01.21

Chuvas no litoral


Equipe do IPT é acionada pela Defesa Civil para atendimento no município de Peruíbe por conta das fortes chuvas; pesquisador é entrevistado sobre ações a serem tomadas 


Os pesquisadores Marcelo Fischer Gramani e Caio Cavalhieri, do Centro de Tecnologias Geoambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), foram acionados pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-SP) para realizar atendimento de emergência no município de Peruíbe-SP no dia 19 de janeiro, onde houve a deflagração de deslizamentos de terra e grandes processos erosivos após chuvas intensas.

A Defesa Civil do Estado informou no dia 19 de janeiro que, em 24 horas, uma chuva muito intensa com acumulado de 255 milímetros havia ocorrido em Peruíbe. Vale ressaltar que neste acumulado de 24h foi observado um pico de 97mm registrado somente em uma hora.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social, este acumulado de chuva representa quase o dobro da média dos últimos dois anos de todo mês de janeiro.
 
Os trabalhos de investigação, análise e indicação de medidas emergenciais seguiram até o dia 20 de janeiro, devido à previsão da continuidade de chuvas fortes para a região. 
 
Ocorreram cinco entrevistas do pesquisador Gramani nos dois dias para o Jornal da Tribuna (TV Globo), Jornal da Record e Caderno Regional (Santa Cecília TV), no dia 19, e SP Record e Jornal da VTV (SBT) no dia 20.
 
Confira abaixo as reportagens na íntegra: