Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  01.02.22

reas de risco


Pesquisador do IPT é entrevistado sobre mapeamento de áreas sujeitas a deslizamentos e a inundações


O pesquisador Eduardo Soares de Macedo, da Seção de Investigações, Riscos e Gerenciamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, foi entrevistado por diversos veículos da mídia sobre as fortes chuvas que caíram na Grande São Paulo entre os dias 28 e 30 de janeiro e causaram uma série de mortes por conta dos deslizamentos de terra e das inundações em cidades como Embu das Artes, Francisco Morato e Franco da Rocha.

 
Ele foi entrevistado pelos telejornais SP2, da Rede Globo, Jornal da Record News e Jornal das Dez, da Globo News. "Caso não seja feito um trabalho de grande porte e de longo prazo nestas áreas de risco para evitar a sua formação, ao mesmo tempo em que sejam 'arrumadas' as áreas que existem, fazendo a sua urbanização, vamos repetir estes acontecimentos ano a ano", afirmou ele na Globo News. "É preciso pensar em planejamento urbano e em plano diretor para trabalhar com estas áreas", completou ele na Record News.
 
Macedo lembrou ainda que os mapeamentos de áreas de risco são feitos e atualizados constantemente, e em mais de 200 municípios no estado de São Paulo foram já levantadas as áreas sujeitas a deslizamentos e a inundações. 
 
Veja abaixo as reportagens e entrevistas na íntegra: