Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  05.04.18

Resduos na Baixada Santista


Em Santos, IPT entrega Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos às autoridades da região


Com informações da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem)

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) entregou ontem, dia 04 de abril, a versão final do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista, documento elaborado em parceria com a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).


Para o diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf, o sucesso do plano se dará com planejamento e parcerias: “Não existe uma solução única. É preciso compor com as várias possibilidades, considerando os aspectos sociais, econômicos, ambientais e também políicos, porque este também é um pilar da sustentabilidade”.

Cerimônia de entrega do plano: na foto, da esq. para a dir, Fernanda Meneghello, diretora técnica da AGEM; Mario Boccalini, diretor de operações do IPT; Zehbour Panossian, diretora de inovação e negócios do IPT; Claudia Echevenguá Teixeira, diretora do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT; Pedro Gouvêa, prefeito de São Vicente e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e Fernando Landgraf, diretor-presidente do IPT. (Créditos: Agem)
 
A pesquisadora Cláudia Teixeira, coordenadora do projeto, reiterou que esforços na redução da geração de resíduos, sobretudo com a situação de esgotamento do aterro Sítio das Neves, em Santos, são essenciais para uma gestão adequada do lixo na região. “Temos que reunir gestores públicos, cooperativa de catadores e recicladores, iniciativa privada e a população, enfim, toda a sociedade no esforço para mudarmos hábitos, incrementarmos as políticas públicas no segmento e investir na educação ambiental. Qualquer alternativa tecnológica a ser seguida passa, necessariamente, pela separação dos resíduos: recicláveis, rejeitos e orgânicos”, definiu ela.

A cerimônia de entrega do plano contemplou a última ação do projeto do IPT. Anteriormente, o Instituto havia apresentado os resultados à população em audiência pública realizada na cidade de Praia Grande, no dia 7 de março.

O evento ocorreu no Teatro Guarany, em Santos, e contou também com a presença dos diretores do IPT Mário Boccalini e Zehbour Panossian; Luigi Longo, representante do secretário estadual de Meio Ambiente; Edmur Mesquita, subsecretário estadual de Assuntos Metropolitanos, e dos prefeitos Pedro Gouvêa (São Vicente) e Válter Suman (Guarujá), respectivamente presidente e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).