Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  18.05.18

Corroso em destaque


IPT participa do maior evento do setor com a apresentação de 11 trabalhos técnicos e coordenação de três painéis


Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apresentaram uma série de trabalhos entre os dias 15 e 17 de maio no Intercorr 2018, evento que congregou encontros como o 38º Congresso Brasileiro de Corrosão, o 7th International Corrosion Meeting e a 37ª Exposição de Tecnologias para Prevenção e Controle da Corrosão.

Os três dias do congresso, que foi realizado este ano no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (USP),
Pesquisadora Zehbour Panossian, do Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT, na abertura do evento...
 
reuniram a comunidade técnica e científica de universidades, institutos de pesquisas e empresas, com aproximadamente 600 participantes. A participação do IPT no congresso incluiu a apresentação de 11 trabalhos técnicos e a coordenação de três painéis: ‘Revestimentos metálicos e proteção anticorrosiva’, pelo chefe do Laboratório de Corrosão e Proteção do Instituto, Neusvaldo Lira de Almeida; e ‘Construção Civil’ e ‘Revestimentos Metálicos e Inorgânicos’, pelas pesquisadoras Adriana Araújo e Anna Ramus Moreira, respectivamente.

As apresentações do IPT no congresso contaram com trabalhos de pesquisadores do Laboratório de Corrosão e Proteção, do Laboratório de Materiais de Construção Civil, do Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos e do Laboratório de Biotecnologia Industrial, além de estudantes inscritos no Programa Novos Talentos do Instituto.
...e visita da comitiva de 35 participantes aos laboratórios do Instituto.
 
Monitoração de corrosão interna, corrosão por biocombustível, corrosão na indústria de óleo & gás e revestimentos orgânicos foram os temas discutidos por eles no congresso, além dos três outros citados nos painéis.

“Não se pode dizer que houve um tema mais importante na edição deste ano, mas é natural que alguns assuntos despertem mais interesse nos congressistas”, afirma Almeida. “Os setores de óleo & gás e de energia, pela amplitude e natureza, congregam especialistas de vários temas de corrosão e proteção, e por isso a quantidade de trabalhos apresentados tem sido maior há algum tempo”.

O IPT também esteve presente nesta edição com um estande na exposição, e recebeu hoje, 18 de maio, uma comitiva com 35 participantes para uma visita ao Núcleo de Bionanomanufatura e o Laboratório de Corrosão e Proteção.