Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  04.06.18

Engenharia do vento


IPT promove em novembro terceira edição de congresso latino-americano, em parceria com a USP


Para promover o intercâmbio, a discussão e a divulgação de tópicos relacionados à engenharia do vento na América Latina, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sediará entre os dias 5 e 8 de novembro de 2018 o III Congresso Latino-Americano de Engenharia do Vento. É a primeira vez que o evento em realizado no Brasil, após as duas primeiras edições no Uruguai (2008) e Argentina (2012).

Organizado pela equipe técnica do túnel de vento do IPT em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o congresso tem como público-alvo os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com tópicos relacionados à engenharia do vento, além de pesquisadores e estudantes.
Aerodinâmica das construções será um dos temas tratados no congresso a ser realizado em novembro no IPT
 
O evento será dividido em sessões técnicas e palestras de profissionais nacionais e internacionais dentro de cinco grandes temas:

Aerodinâmica das construções: edifícios altos; fachadas e revestimentos; edifícios baixos e coberturas; pressão interna, torres e linhas de transmissão; pontes, offshore e helipontos;

Fluidos e estruturas: fenômenos aeroelásticos; corpos rombudos; turbulência e veículos;

Ventilação no ambiente construído: dispersão de contaminantes; conforto de pedestres; ventilação e ação do vento em vegetação;

Caracterização do vento e normas: velocidade do vento; ventos extremos; camada limite atmosférica; eólica e normas;

Técnicas experimentais: medição em campo; instrumentação e sensores; técnicas de modelagem em túnel de vento e simulação da camada limite atmosférica.

A data máxima para submissão de artigos é no dia 15 de junho e as inscrições para participação serão abertas em 1 de agosto. Mais informações estão disponíveis aqui ou pelo e-mail cliv3@ipt.br.