Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  14.11.18

Engenharia do vento


IPT promove terceira edição de congresso latino-americano em parceria com a FAU-USP em participação multidisciplinar


Para promover o intercâmbio, a discussão e a divulgação de tópicos relacionados à engenharia do vento na América Latina, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sediou entre os dias 5 e 8 de novembro de 2018 o III Congresso Latino-Americano de Engenharia do Vento. Foi a primeira vez que o evento aconteceu no Brasil, após as duas primeiras edições no Uruguai (2008) e Argentina (2012). Organizado em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o congresso teve como público-alvo os profissionais de academia, prestadores de serviços e usuários, como engenheiros de estruturas e arquitetos, que trabalham direta ou indiretamente com tópicos relacionados à engenharia do vento.

O evento foi dividido basicamente em sessões técnicas e palestras de profissionais nacionais e internacionais para discussão de cinco grandes temas, com destaque para os três primeiros: ‘Aerodinâmica das construções’, como edifícios altos, pontes, offshore e helipontos;
Mesa de abertura contou com a participação (da esq. para dir): Gabriel Borelli Martins (pesquisador do IPT); Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (diretor-presidente da Mútua); Agostinho Tadashi Ogura (diretor de inovação e negócios do IPT); Rosaria Ono (professora da FAU-USP) e Daniel Cardoso (diretor-adjunto de Valorização Profissional do CREA-SP)
 
‘Fluidos e estruturas’; ‘Ventilação no ambiente construído’, como dispersão de contaminantes e conforto de pedestres; ‘Caracterização do vento e normas’, e ‘Técnicas experimentais’, como medição em campo, técnicas de modelagem em túnel de vento e simulação da camada limite atmosférica.

A palestra de abertura do evento ficou a cargo do professor José Cataldo Ottieri, da Facultad de Ingeniería da Universidad de la República, do Uruguai, com o tema ‘Aplicações da engenharia do vento no setor produtivo: experiências e aprendizagens’. Sete outras palestras foram apresentadas nos quatro dias do congresso, além de 35 trabalhos agrupados em seis sessões técnicas, uma sessão de pôsteres e duas mesas-redondas, com a participação de profissionais do Brasil, Argentina, Uruguai e Portugal.

“Os temas estudados no Brasil e na América Latina são basicamente os mesmos: em países como a Argentina, o Uruguai e o Chile estão em voga estudos de conforto e de certificações sustentáveis”, afirma Gabriel Borelli Martins, pesquisador do Laboratório de Vazão do IPT e coordenador do evento.
Ação do vento em árvores foi o tema da apresentação do pesquisador Gilder Nader..
 
“Uma das palestras de destaque foi sobre a revisão da NBR 6123, de forças devidas ao vento em edificações, que levantou uma série de discussões envolvendo tanto os participantes brasileiros quanto de fora do País”.

PARTICIPAÇÃO DO IPT – Um estudo feito no túnel de vento do IPT comparando a ventilação do ar em uma favela estabelecida de SP com uma proposta de modelo planejado abriu a primeira sessão técnica do evento, no dia 6 de novembro, com apresentação da ex-estagiária do Laboratório de Vazão, Jordana Leticia Low.

Considerações sobre cargas de vento adequadas ao contexto brasileiro no ensaio de estanqueidade à água de esquadrias foi o tema da apresentação dos pesquisadores Thiago Barreiros e Maria Akutsu, do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos e do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios, respectivamente, no dia 6 de novembro.

Pesquisadores do Laboratório de Vazão fizeram também apresentações no dia 7 de novembro:
...enquanto a pesquisador Luciana Alves de Oliveira discutiu o dimensionamento de cargas de vento em edifícios com fachada ventilada.
 
a primeira delas foi sobre anemômetros de baixo custo para túneis de vento, a cargo de Paulo Jabardo, e a segunda tratou de um projeto para determinação experimental das variações dos coeficientes de arrasto em galhos de eucalipto, feita por Gilder Nader. Na sessão de pôsteres foram apresentados mais dois trabalhos de autores do laboratório.

Duas palestras fecharam o evento no dia 8 de novembro, com pesquisadores do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos: a primeira foi feita por Barreiros sobre análise do vento em esquadrias, e a segunda discutiu hipóteses para dimensionamento de cargas de vento em edifícios com fachada ventilada, por Luciana Alves de Oliveira.

Os melhores artigos do congresso serão selecionados para publicação em uma edição especial online da Revista IPT.