Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  29.11.18

Inovao em debate


IPT promove painel de debate sobre ecossistemas de inovação e lança livro com experiências do Instituto na área


Com o objetivo de compartilhar experiências e debater caminhos para potencializar a inovação e o empreendedorismo no Brasil, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) promoveu, no dia 27 de novembro, o evento ‘Desenvolvendo Ecossistemas de Inovação’. O encontro também incluiu o lançamento do livro ‘Histórias de Inovação’, que compila 40 estudos desenvolvidos no IPT nos últimos 30 anos.

Estiveram presentes no evento representantes das empresas Natura, Gerdau Summitt, Nexa Resources, Bioware Tecnologia e Embrapii, assim como do próprio IPT e da Secretaria do Governo do Estado de São Paulo para falar sobre suas experiências com a inovação em rede.

Esq.: Ana Carolina Arroio (Embrapii), Ricardo Carrion (Secretaria de Governo do Estado S. Paulo), Flavia Motta (IPT), Leonardo Garnica (Natura), Rodrigo Gomes (Nexa Resources), Juan Perez (Bioware Tecnologia) e Claudia Serantoni (Gerdau Summit)
 
Gerente de inovação da Natura e moderador do debate, Leonardo Garnica apresentou o conceito de ecossistema de inovação ao público presente. "Desde o século XIX já existiam movimentos em diversos locais da Europa em que havia o esforço de buscar na academia, no governo e nas lideranças locais a criação de uma força-tarefa que caminhasse na direção do que seria inovação”, explicou ele.

Representante da Gerdau Summit, Claudia Serantoni compartilhou a experiência de reconstrução de um ecossistema de inovação. “Eu trabalhava na empresa Villares Metals, que foi adquirida pela Gerdau em 2008, quando tínhamos uma relação muito madura com os ICTs e com agências de fomento. Chegamos a ter mais de 40 estudantes trabalhando em projetos só com cilindros de laminação, que era minha área de atuação”.

Claudia, que é gerente industrial e de tecnologia, conta que, após a compra, os projetos tiveram de ser paralisados devido às divergências iniciais entre a visão de compartilhamento de informações das duas empresas. “A confiança que existia entre os parceiros foi o que fez com que a relação não fosse prejudicada. Atualmente, a Gerdau fortaleceu novamente o vínculo com ICTs e agências de fomento e está tentando uma aproximação com startups”, afirma ela.

LANÇAMENTO DO LIVRO – Durante o evento, ocorreu também o lançamento do livro ‘Histórias de Inovação’, publicação que reúne cases do IPT relacionados a serviços públicos, indústria, petróleo e gás, meio ambiente, engenharia, saúde e administração. O livro teve suporte financeiro da Fundação de Apoio ao IPT (FIPT).

Separados em sete capítulos, os projetos contam com a identificação dos principais resultados verificados em cada caso, tais como benefícios sociais, ambientais e culturais, produção de conhecimento técnico-científico, capacitação profissional, resolução de problemas, redução de custos e geração de patentes.

Segundo Mírian Cruxên Barros de Oliveira, pesquisadora do IPT e coordenadora da publicação, o recorte das últimas três décadas “revela que as atuais pesquisas estão embasadas em estudos anteriores, que há um encadeamento e uma construção sólida de conhecimentos, com as bases no passado e o foco no futuro”, diz. Para a pesquisadora, o IPT tem um papel significativo na sociedade paulista e brasileira, e o conhecimento reunido na obra traz a experiência do Instituto na atuação pioneira em diversas ocasiões, em parceria com os poderes público e privado.


O livro está disponível para download abaixo.