Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  03.01.19

Apoio aos municpios


Balanço de programa de apoio tecnológico no Estado de São Paulo fecha ano com atendimento a 17 municípios


Dezessete municípios atendidos e um orçamento de R$ 2 milhões compõem o balanço dos atendimentos em 2018 pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) ao Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios, o Patem. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho do Estado de São Paulo financia serviços especializados
Projetos dedicados às áreas de riscos responderam em 2018 por aproximadamente 32% dos recursos investidos
 
que empregam a capacitação técnica do Instituto para estudos em municípios de pequeno e médio porte sem recursos e/ou capacitação funcional para resolução de problemas e situações emergenciais.

Foram atendidos os municípios de Apiaí, Braúna, Cotia, Cunha, Embu das Artes, Ibitinga, Ilha Comprida, Itapecerica da Serra, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Monte Alegre do Sul, Potim, São Lourenço da Serra, São Sebastião, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Os projetos dedicados às áreas de riscos responderam em 2018 por aproximadamente 32% dos recursos investidos. A prestação de serviços para o ordenamento territorial geomineiro, que envolveram sete municípios da Região Metropolitana de São Paulo, também foi significativa e abrangeu 27% do total de investimentos no ano passado. “Os tipos de atendimentos realizados em 2018 foram bastante diversificados e, em 2019, o orçamento previsto é de R$ 2,6 milhões”, explica Luiz Carlos Tanno, coordenador do programa no IPT.