Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  22.03.19

gua mineral


Pesquisadores do IPT discorrem aspecto técnico e oportunidades do recurso em municípios da Região Metropolitana


Foi realizada na quinta-feira, 21 de março, na Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra, a 25ª reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (Consulti). Oito municípios compõem este conselho: São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.


O tema do encontro, que reuniu representantes dos municípios da sub-região, além de autoridades municipais e estaduais, técnicos e empresários, foi 'Água mineral, oportunidades e desafios'.
Pesquisador Marsis Cabral Jr, do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental do IPT, apresentou palestra sobre o 'Projeto OTGM – Ordenamento Territorial Geomineiro'
 
As palestras seguintes mantiveram foco em mineração, turismo, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Compuseram a mesa de abertura o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa; Josué Ramos, prefeito de Vargem Grande Paulista e presidente da Consulti; e Marcos Campagnone, subsecretário de Assuntos Metropolitanos da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

PALESTRAS – O pesquisador Marsis Cabral Jr, do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental do IPT, apresentou palestra sobre o 'Projeto OTGM – Ordenamento Territorial Geomineiro'. A pesquisadora Priscilla Moreira Argentin, também do laboratório, apresentou a correlação 'Água mineral x turismo'.

Realizaram-se também palestras de Juliana Arnaut Santana, diretora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sobre 'APL - arranjo produtivo local', e de Mauro Miranda, gerente da área de negócios da Desenvolve São Paulo, sobre 'Novos empreendimentos financeiros', tendo a mediação de José Batista Rodrigues, coordenador da Câmara Temática de Mineração do Instituto Embu de Sustentabilidade.