Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  27.03.19

reas sensveis ao risco


IPT entrega cartas de suscetibilidade das regiões de Campinas e Campos do Jordão, com apoio da Defesa Civil


A Defesa Civil Estadual reuniu-se, no dia 12 de março, na cidade de Campos do Jordão com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil do município de São José dos Campos e técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O motivo foi a entrega das cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações, cobrindo 19 municípios da região do Vale do Paraíba.


A Defesa Civil Estadual realizou também no mês de março, no dia 14, a entrega de cartas de suscetibilidade para 10 municípios da região administrativa de Campinas, em evento realizado na Unicamp.

Além da entrega dos relatórios, os representantes dos municípios das duas regiões participaram de uma capacitação técnica com profissionais do IPT e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Defesa Civil e IPT entregam as cartas de suscetibilidade para 10 municípios da região de Campinas
 
Receberam treinamento para a leitura e interpretação da carta de suscetibilidade, para seu melhor uso no planejamento e monitoramento das áreas vulneráveis, que necessitam da atenção e atuação do poder público local.

Segundo Omar Yazbek Bitar, pesquisador do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental do IPT e um dos responsáveis pelos estudos, cada carta dará às defesas civis dos municípios mais parâmetros para sua atuação em prol das populações locais: “Além de atender um dos requisitos da legislação federal sobre proteção e defesa civil, a carta de suscetibilidade elaborada pelo IPT e CPRM se constitui como instrumento fundamental ao planejamento do território municipal, fornecendo a indicação das áreas cuja ocupação deve ser evitada de modo a que não se gerem novas áreas de risco no futuro.”