Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  25.06.19

Curso de biomassa


IPT promove curso para discutir panorama atual da fonte de energia no Brasil e caracterização do material


Fornecer informações técnicas para a difusão do uso da biomassa sólida como fonte de energia renovável é um dos objetivos do curso ‘Biomassa Sólida: Aplicação Energética e Caracterização’, que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) irá promover no dia 17 de agosto. O curso tem por objetivo abordar o panorama atual da biomassa no Brasil, conceitos, processos de cogeração de energia, metodologias de caracterização químicas e físico-químicas.

O curso foi desenvolvido para profissionais envolvidos no setor energético brasileiro, setores agroindustrial e agrícola, empresas públicas e privadas, instituições governamentais, pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação.

Os palestrantes serão o técnico Jorge Luis Dias dos Santos, do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do IPT;
Processos de cogeração de energia e metodologias de caracterização estão no programa do curso
 
o pesquisador Ademar Hakuo Ushima, do Laboratório de Engenharia Térmica do IPT, e Monica Anater, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Bioenergia - GBio (Antigo Centro Nacional de Referência em Biomassa - Cenbio).

O curso, com 30 vagas abertas, ocorrerá das 8h00 às 17h, com intervalo de 90 minutos para o almoço. O período da manhã será dedicado às aulas teóricas e, à tarde, uma visita ao Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes e uma sessão de caracterização estão agendadas, com a demonstração dos equipamentos e a execução de ensaios em biomassa sólida.

Para se inscrever, os interessados deverão pagar a taxa de R$ 600 que inclui o material didático, café da manhã, almoço, coffee break e estacionamento. Mais informações estão disponíveis aqui, pelo telefone (11) 3767-4226/4058 ou pelo e-mail cursos@ipt.br.