Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  20.09.19

Apoio s prefeituras


IPT e Plataforma Pró Municípios promovem semana de cursos sobre edificações voltados aos gestores municipais 


Com o objetivo de auxiliar gestores municipais a aprimorarem seus conhecimentos e conhecerem soluções tecnológicas para apoio às cidades, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e a Plataforma Pró Municípios realizaram, entre os dias 09 e 13 de setembro, a I Semana de Gestão de Edificações Públicas.


Seis cursos ministrados por pesquisadores do IPT foram oferecidos aos participantes, vindos de diversos municípios do estado de São Paulo. No total, 96 representantes de prefeituras compareceram durante a semana às aulas, que abrangeram diversos aspectos das edificações públicas e continuam o trabalho da Plataforma Pró Municípios com as cidades paulistas desde sua criação em 2018. A iniciativa do IPT auxilia gestores públicos com conhecimento técnico em engenharia e tecnologia, oferece cursos e apoia o planejamento, a gestão e execução de políticas públicas.

Seis cursos ministrados por pesquisadores do IPT foram oferecidos aos participantes, vindos de diversos municípios do estado de São Paulo
 
‘Gestão da energia elétrica’ foi o primeiro desses cursos, realizado em 9 de setembro pelo pesquisador Oswaldo Sanchez Jr., do Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos. As aulas contemplaram ações direcionadas à redução do consumo e à geração própria de energia nas cidades.

No dia seguinte foi a vez do pesquisador Wolney Castilho, do Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento, ministrar o curso ‘Economia de água em edifícios públicos’. O objetivo principal foi oferecer conhecimento aliado a soluções técnicas para a gestão integrada do consumo de água nos edifícios, visando criar instrumentos de controle para diminuição das contas de água e esgoto e alinhamento a preceitos ambientais. Além disso, alternativas da obtenção de dados e estabelecimento do perfil de consumo em edifícios públicos também foram abordados.

Já em 11 de setembro, as aulas do curso ‘Aproveitamento predial de água de chuva’ complementaram o tema do dia anterior. O pesquisador Luciano Zanella, também do Laboratório de Instalações Prediais, apresentou boas práticas e exigências relacionados à captação, à reserva e ao aproveitamento de água de chuva em edificações.

Na sequência, no dia 12, os pesquisadores Maria Akutsu e Marcelo Aquilino, do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade de Edifícios, ensinaram sobre ‘Conforto ambiental e ruído urbano’. As metas foram promover o entendimento dos conceitos básicos de conforto térmico, acústico e lumínico no ambiente construído e no ambiente urbano, além de subsidiar o gestor municipal na tomada de decisões para a escolha das melhores opções de projetos arquitetônicos ou de soluções da construção.

ESTRUTURAS – Para encerrar a semana, no dia 13 de setembro ocorreram dois cursos. O primeiro, ‘Pontes e viadutos’, sob a responsabilidade de Ciro José Ribeiro Villela Araújo, pesquisador da Seção de Engenharia de Estruturas, abordou os principais aspectos da norma de inspeção de pontes e viadutos NBR 9452:2016 e a importância das manutenções nessas estruturas.

O segundo, ‘Estrutura de madeira em edificações: como prevenir o colapso’, ministrado por Gonzalo Antonio Carballeira Lopez, pesquisador do Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis, informou e orientou os participantes sobre os cuidados necessários com a madeira quando empregada com função estrutural de edifícios, enfatizando a importância da realização de diagnóstico das condições de estruturas de madeira por meio das medidas curativas e preventivas.