Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  27.09.19

Calibrao fisico-qumica


Laboratório do IPT é acreditado para a calibração de medidores e simuladores de pH e de condutividade


O Laboratório de Metrologia Elétrica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas acaba de ser acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a calibração de equipamentos de físico-química, como medidores e simuladores de pH e de condutividade. A capacitação irá atender a segmentos de mercado tão diversos como meio ambiente, alimentos & bebidas, saúde animal, produtos químicos e saúde humana.

Os medidores de pH e de condutividade são importantes nas cadeias de transformação tanto para a qualidade do produto final quanto no controle dos resíduos gerados, uma vez que as medidas realizadas oferecem uma referência quanto à toxicidade da solução para um determinado ambiente ou população.
Calibração de medidor de pH sendo executada por meio de aplicação de sinal elétrico
 
"Ter instrumentos calibrados, com erros e incertezas conhecidas, é fundamental para a confiabilidade das medidas envolvidas nesses processos", explica o pesquisador Fabricio Gonçalves Torres.

A calibração é executada em duas fases, utilizando-se Materiais de Referência Certificados (MRCs) e por meio de sinais elétricos. Para a calibração dos eletrodos ou células de condutividade que fazem parte dos medidores, a equipe do Laboratório de Metrologia Elétrica utiliza também as dependências, materiais e equipamentos de outra unidade do IPT, o Laboratório de Análises Químicas.

“A calibração por sinal elétrico é feita no Laboratório de Metrologia Elétrica e, no segundo laboratório, utilizamos a infraestrutura para calibrar o conjunto medidor + eletrodo, por meio do uso dos MRC”, completa Torres.