Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  05.06.20

Dia Mundial do Meio Ambiente


IPT tem uma série de soluções tecnológicas: veja o Plano Municipal da Mata Atlântica para cidade do Vale do Ribeira


A Mata Atlântica é composta por formações florestais nativas, como a Floresta Ombrófila Densa e a Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias, e ecossistemas associados, como manguezais e vegetações de restingas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o bioma ocupava originalmente mais de 1,3 milhões de quilômetros quadrados em 17 estados do Brasil, estendendo-se por grande parte da costa do país. Hoje, devido à ocupação e atividades humanas na região, restou cerca de 29% de sua cobertura original.

Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a cidade de Apiaí elaborou seu Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem).
Uma das principais características em Apiaí são as amplas áreas com cobertura de Mata Atlântica, que chegam a 68,2% de seu território - um drone foi usado para capturar as imagens e auxiliar os pesquisadores no projeto
 
Este programa viabiliza o trabalho de pesquisadores e técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em projetos que colaborem com o desenvolvimento sustentável dos municípios paulistas.

Com o objetivo de orientar o uso sustentável da vegetação da Mata Atlântica, pesquisadores do IPT coordenaram a execução do PMMA do município localizado no Vale do Ribeira. A cidade está localizada em uma área de grande relevância ambiental, em um continuum de Floresta Atlântica preservada que é considerado o último remanescente de maior extensão do domínio vegetal no Brasil. Uma das principais características em Apiaí são as amplas áreas com cobertura de Mata Atlântica, que chegam a 68,2% de seu território.

O trabalho foi realizado em parceria entre o IPT e o grupo de trabalho local, composto por integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Apiaí, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e da sociedade civil. O processo de elaboração do PMMA contou com a participação da população, agregando o conhecimento local sobre a Mata Atlântica em Apiaí, nas fases de diagnóstico e planejamento - assim o plano combinou o conhecimento técnico com as expectativas e conhecimento dos moradores.

Confira abaixo o resultado do projeto no e-book que pode ser baixado gratuitamente: