Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  15.06.20

Inovao contra a pandemia


Iniciativa do governo paulista visa identificar novas tecnologias e soluções inovadoras no combate ao coronavírus


Com informações do Governo do Estado de São Paulo

O governador João Doria lançou nesta segunda-feira (15) o IdeiaGov, programa de inovação que visa identificar propostas com potencial para combater e minimizar os impactos do coronavírus na saúde da população.

A partir de hoje, empreendedores, empresas, pesquisadores e entidades de todo o Brasil poderão inscrever suas propostas nas modalidades 'Desafios do Governo' e 'Ofertas Tecnológicas do Mercado'. “Aqui em São Paulo, acreditamos na tecnologia e na ciência. Os projetos vencedores vão receber linhas de financiamento e contratação dos produtos criados por órgãos públicos”, afirmou Doria.

Liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do estado de São Paulo, o IdeiaGov é operado pelo Impact Hub e conta com diversos parceiros: a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo,
Empresas terão acesso às equipes técnicas do Hospital das Clínicas, IPT e Prodesp, além da infraestrutura laboratorial e de equipamentos especializados para orientação, apoio na execução de provas de conceito, casos de uso real, testes-pilotos e troca de informações técnicas
 
o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) e a Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp), além de organizações com atuação nas áreas de geração de negócios, a partir de ciência e tecnologia, inovação em governo e tecnologias sociais, como a Wylinka e o Instituto Tellus.

COMBATE À COVID-19 -  O programa IdeiaGov está dividido em duas modalidades: 'Desafios do Governo', que se dedica a encontrar soluções inovadoras de empresas e organizações de pesquisas de qualquer porte para desafios concretos voltados ao enfrentamento do coronavírus no cenário atual. O primeiro chamamento é voltado para o desafio de como realizar testes de diagnóstico para a Covid-19 que sejam acessíveis para programas de saúde pública e possam ser replicados para alcançar o maior número possível de pessoas.

Já a modalidade 'Ofertas Tecnológicas do Mercado' é um canal de entrada para receber propostas de tecnologias relacionadas ao combate da Covid-19, sejam de produtos, serviços ou processos para a área da saúde pública. Entre os critérios gerais para a seleção, estão o grau de inovação das soluções apresentadas, o potencial de adoção por órgãos da administração pública, o perfil da empresa e da equipe envolvida e a maturidade da tecnologia.

“A iniciativa tem como objetivo tornar o governo de São Paulo referência internacional em inovação no setor público e também impulsionar o desenvolvimento econômico com compras públicas de inovação, principalmente dando oportunidade para startups pequenas e médias e empresas inovadoras em geral”, disse Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico. O sócio-fundador do Impact Hub, Henrique Bussacos, diz que o IdeiaGov é uma iniciativa única ao integrar diferentes atores públicos e privados em um projeto que coloca a inovação a serviço dos maiores desafios da sociedade.

CHAMAMENTO PÚBLICO - O programa integra, em um fluxo único e simples, diferentes tipos de apoio ao longo de toda a jornada do desenvolvimento e implementação de uma solução inovadora.

Na prática, as chamadas públicas IdeiaGov contra a Covid-19 combinam diferentes formas de apoio e recursos não-financeiros para as empresas e grupos de pesquisa interessados em validar, testar e desenvolver suas soluções. As empresas terão acesso às equipes técnicas do Hospital das Clínicas, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Prodesp, além da infraestrutura laboratorial e de equipamentos especializados para orientação, apoio na execução de provas de conceito, casos de uso real, testes-pilotos e troca de informações técnicas.

SERVIÇO - Ao final do ciclo de ambas as modalidades, as soluções que forem validadas poderão ter acesso a linhas de financiamento e/ou contratação de suas soluções por órgãos públicos. As inscrições das propostas podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site www.ideiagov.sp.gov.br.