Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  29.06.20

Floresta urbana no Guaruj


IPT e Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá estudam uso sustentável de floresta urbana e apresentam questionário


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá estão elaborando um estudo para a criação de uma Unidade de Conservação no município. A ideia é promover o uso sustentável da floresta urbana local, conciliando a conservação ambiental com outros usos, por meio de uma gestão do território compartilhada com a população.


Foi realizada no dia 25 de junho a ‘Primeira Oficina Participativa’ do projeto.
Promover o uso sustentável da floresta urbana local, conciliando a conservação ambiental com outros usos, está no escopo do projeto
 
O objetivo foi alinhar uma percepção comunitária, para reconhecer a condição atual dos recursos naturais e a visão de futuro das cinco áreas com remanescentes de vegetação nativa do município. A oficina foi realizada de modo virtual e reuniu 47 pessoas para discussão do desenvolvimento sustentável do município.

A moderação da oficina ficou por conta dos pesquisadores que integram uma equipe multidisciplinar do IPT. São profissionais da Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais; do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental e da Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais.

A oficina será complementada com um questionário online para levantamento de informações, que alimentarão o projeto de criação da Unidade de Conservação. Poderá ser respondido até o dia 6 de julho de 2020, por todos aqueles que moram ou conhecem o município do Guarujá.

O questionário está disponível no link https://forms.gle/H29wDMLHbsmMyrGX7.