Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  17.08.20

Gesto de riscos


Equipe do IPT retorna à cidade de São Vicente para apoio tecnológico em área afetada pelas chuvas no início do ano


Nos meses de fevereiro e março de 2020, os municípios de Santos, Guarujá e São Vicente, no litoral paulista, foram atingidos por chuvas extremas que geraram graves ocorrências nas regiões dos morros. No bairro do Horto, em São Vicente, foram registrados sete escorregamentos e uma corrida de massa.
Equipes do IPT e da Defesa Civil realizaram visita hoje no Horto Municipal de São Vicente...
 
Devido às fortes chuvas no final do último mês de junho, as áreas atingidas voltaram a apresentar novas instabilizações e tornou-se necessária a elaboração de um diagnóstico para a indicação de medidas preventivas. 

Uma equipe do Centro de Tecnologias Geoambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) esteve hoje, 17 de agosto, em São Vicente para avaliar a possível evolução do processo em decorrência das chuvas. A área visitada foi o Parque Ecológico Voturuá, também conhecido como Horto Municipal.

"Foi feita a visita para avaliar se esta área foi cenário de um escorregamento de grande porte ou até mesmo de uma corrida de massa. É necessário definir o processo para saber se será melhor trabalhar com soluções de engenharia na área, fazer somente um monitoramento ou as duas alternativas", explica o geólogo da Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do IPT, Marcelo Fischer Gramani.

Além das vistorias terrestres foi necessário um sobrevoo com drone devido às dimensões dos movimentos de massa e à dificuldade de acesso a alguns pontos.

"Foi possível fazer registros aéreos de pontos instáveis nas altas vertentes e,
...e um sobrevoo de drone foi feito devido às dimensões dos movimentos de massa e à dificuldade de acesso a alguns pontos.
 
ao mesmo tempo, pudemos acompanhar, do alto e em tempo real, os avanços da equipe que caminhava sobre os materiais mobilizados", relata Caio Pompeu Cavalhieri, engenheiro do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental do IPT.

A equipe do IPT realizou a visita ao lado de integrantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (REPDEC) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). A visita é uma ação prevista no convênio assinado em dezembro de 2019 entre o IPT e a Casa Militar do Estado de São Paulo.