Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  05.11.20

Curso de manufatura aditiva


Hub Brasil de Manufatura Aditiva oferece primeira edição de curso online com foco em metais, em sete encontros


As tecnologias de manufatura aditiva já são realidade nos setores aeroespacial e médico e estão avançando na área automotiva e na ferramentaria, entre outros. Um curso oferecido pelo Hub Brasil de Manufatura Aditiva, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), irá permitir aos participantes a atualização quanto ao contexto da manufatura aditiva de metais, conhecer tecnologias utilizadas e acompanhar todo o ciclo, desde a matéria-prima até o componente impresso e acabado.


O curso online de 24 horas abordará sete temas com diferentes palestrantes da academia e da indústria. Serão descritas as tecnologias de manufatura aditiva de metais, as tendências e as perspectivas. Os participantes poderão acompanhar um projeto de peça, o planejamento e a efetiva impressão desse componente em fusão em leito de pó a laser.

Também estão no programa do curso os temas de tecnologias de deposição de energia direcionada - arco, pós metálicos para os processos, a metalurgia de peças impressas e, por fim, a integridade superficial e pós-processamento.

O público-alvo são estudantes e profissionais interessados em aprofundar os aspectos técnicos e mercadológicos da manufatura aditiva de metais.

O curso será ministrado em sete aulas, nos dias 23, 24, 26, 27 e 30 de novembro e 2 e 4 de dezembro, sempre das 18h00 às 22h00. O valor total do investimento é de R$ 1.200,00.

A coordenação do curso está a cargo do pesquisador Tiago Ramos Ribeiro, responsável pelo Laboratório de Processos Metalúrgicos do IPT, que será um dos palestrantes ao lado de Gustavo Reis de Ascenção, do Fraunhofer Institute for Production Systems and Design Technology IPK; José Maria Mascheroni, da Alkimat; Henrique Oliveira, do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser; Leandro João da Silva, do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem (Laprasolda), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Raílson Bolsoni Falcão, do IPT; Fernando Landgraf, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); e Ronnie Rego, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), todas instituições participantes do hub.

Mais informações e inscrições em http://bit.ly/Manufatura_Aditiva_Metais_IPT