Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  29.01.21

Autoestima online


IPT é o parceiro responsável pela concepção e desenvolvimento de plataforma de saúde mental da Secretaria de Saúde de São Paulo


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é o parceiro responsável pela concepção e pelo desenvolvimento de todas as ferramentas necessárias para o compartilhamento dos conteúdos temáticos do Portal Autoestima, criado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
 
O Autoestima é uma plataforma online e integrada de saúde mental voltada para fortalecer e expandir o alcance e acolhimento nesta área por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
A iniciativa atua em duas frentes principais: uma delas é voltada aos cidadãos e outra à qualificação dos profissionais de saúde, e surgiu por conta do aumento nas queixas relacionadas à saúde mental, como consequência da pandemia do novo coronavírus.
 
Diversos parceiros se uniram para o desenvolvimento do portal: a equipe da Secretaria de Comunicação do governo estadual desenvolveu o design, a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) providenciou a infraestrutura e o IPT faz, desde agosto de 2020, o desenvolvimento e a implantação da estruturação de dados e de toda lógica por trás do portal, que possui agendamento e um gerenciamento de informações com desenvolvimento contínuo.
 
Além deles, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) ficou a cargo de todo o processo de desenvolvimento da plataforma de cursos EaD e da construção dos vídeos disponíveis no portal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibilizou seus cursos de empreendedorismo e a Secretaria da Saúde elaborou as diretrizes sobre as funcionalidades do portal. 
 
O portal está sendo desenvolvido com MVC C# e banco de dados SQL Server. O portal está instalado em uma máquina não gerenciada (disponibilizada pela Prodesp) com Windows Server 2019 e o banco de de dados é um serviço também oferecido pela Prodesp - na verdade, são duas máquinas iguais, uma delas é destinada para a homologação e a outra para a produção.
 
"Quem procurou o IPT foi o Sebrae e o projeto foi idealizado pela primeira dama Bia Doria", explica Maria Cristina Machado Domingues, diretora do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade. "Pode ser considerado um projeto inovador a começar pela grande quantidade de parceiros envolvidos e porque o projeto exige o estabelecimento de uma relação/comunicação entre um paciente/cidadão com um profissional da saúde".
 
Amanhã, 30 de janeiro, estarão abertas as inscrições para os cursos destinados ao público em geral. Os interessados podem conhecer a plataforma pelo endereço eletrônico https://autoestima.sp.gov.br/.