
Notcias
16.04.21
Nota de esclarecimento
IPT realizou testes quanto às propriedades antimicrobianas com uma cepa de coronavírus canino, segundo parâmetros internacionais
Algumas mídias veicularam informação de que bancos, colunas e catracas de veículos do transporte coletivo paulistano foram revestidos com um tecido especial, que possui ação antibacteriana e antiviral, oferecendo proteção contra vírus influenza, herpes e coronavírus, “de acordo com o IPT”.
Esclarecemos que o IPT realizou testes, em parceria com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, quanto às propriedades antimicrobianas de revestimento têxtil que foi aplicado em um veículo da frota de ônibus urbanos da capital paulista.
A empresa detentora da tecnologia dos tecidos com propriedades biocidas contratou o IPT para realizar ensaios laboratoriais, visando à validação do efeito antiviral. Os testes foram realizados com uma cepa de coronavírus canino, segundo parâmetros normativos internacionais, mostrando eficácia de 99,99% na sua eliminação.
Este estudo, realizado no IPT, não incluiu qualquer outro vírus, mas também foi validado contra bactérias Staphyloccocus aureus e Klebsiella pneumoniae, igualmente de acordo com normas internacionais.
Outras notícias
-
04/07/2022
Nota de falecimento
Morre Paulo Cunha, ex-diretor do Conselho de Orientação do IPT -
30/06/2022
Cincia em pauta
3M divulga resultados de estudo global sobre percepção e importância da ciência em evento no IPT -
29/06/2022
Amaznia nanotecnolgica
Projeto do IPT e da Original Trade traz nanoencapsulação de matérias-primas amazônicas para cosméticos de nova marca