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  26.05.21

Propulso mais eficiente


Pesquisador do Programa Novos Talentos desenvolve ferramenta numérica para melhorar propulsores de embarcações


Atualizado em 28 de maio de 2021

Dentro do Programa Novos Talentos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desde 2016, o pesquisador Jose Rodolfo Chreim, doutorando no Departamento de Engenharia Mecânica e Civil do California Institute of Technology, desenvolveu uma ferramenta numérica que auxilia na etapa preliminar de projeto de propulsores de embarcações, e culminou em um instrumento de baixo custo que traz resultados satisfatórios. 
 
O desenvolvimento se aplica ao conjunto propulsor (hélice) para embarcações de carga e de passageiros, em regime de cruzeiro, e com coeficiente de avanço médio e baixo. “Pode também ser aplicado em projetos de submarinos”, completa Chreim, lembrando ainda que a ferramenta não é aplicável no caso de lanchas.

Segundo ele, os resultados do projeto Development of a propeller Lifting-Line tool for analysis and design, que teve a coorientação do pesquisador João Lucas Dozzi Dantas do Laboratório de Infraestrutura em Energia, representam um ganho incremental na tecnologia de projetos de propulsores para embarcações. “É uma adaptação a métodos já existentes, mas que utiliza ideias da engenharia aeronáutica para melhorar seus resultados.
Desenvolvimento se aplica ao conjunto propulsor (hélice) para embarcações de carga e de passageiros, em regime de cruzeiro, e com coeficiente de avanço médio e baixo
 
A inovação não está em ser algo novo, mas em ser uma melhoria de algo existente, o que torna a ferramenta desenvolvida interessante para fins práticos, pois elimina boa parte das limitações que o modelo precursor possuía. Além disso, ela é potencialmente adaptável a usos mais gerais.”

A ferramenta numérica poderá abrir novas frentes no segmento do projeto de propulsores de certos tipos de embarcações. “Certamente – avalia o pesquisador – a ferramenta será de interesse para todos que buscam o desenvolvimento de novos propulsores de embarcações. O IPT é um provável cliente, no sentido de que a ferramenta foi projetada para uso no próprio Instituto, destinando-se à etapa preliminar de projeto e, portanto, não levando em consideração todas as nuances".

Por isso, continua Chreim, ela é mais barata em comparação a outras ferramentas que dão maiores detalhes do propulsor: "É claro que todos os parceiros que procurarem o IPT com o mesmo objetivo serão clientes indiretos.” Encerrada esta fase do projeto, o pesquisador mantém a expectativa pela continuidade, mesmo porque “muitas janelas se abriram a partir desse estudo”.