Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  08.06.21

Arborizao planejada


IPT auxilia Prefeitura de São José dos Campos na aplicação do plano municipal de arborização urbana 


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está auxiliando desde janeiro de 2021, por meio da Plataforma Pró Municípios, a prefeitura de São José dos Campos no planejamento de sua arborização. A iniciativa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo da cidade, que prevê a identificação de 30 mil locais para plantio de novas árvores, ações de educação ambiental e comunicação.  

 
Essa iniciativa acontece no âmbito do programa Arboriza São José, coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da prefeitura que contempla atividades como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação, com o objetivo de sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

"A cidade tem um plano municipal com um diagnóstico muito bem elaborado e necessitou de auxílio do IPT para a sua aplicação, identificando os locais possíveis de plantio de árvores", explica a pesquisadora Giuliana Del Nero Velasco, da Seção de Planejamento Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas do Instituto. "Assim, com a solução tecnológica Arbio [desenvolvida pelo IPT e adquirida pela prefeitura] em seu módulo de planejamento, estamos conseguindo pontuar cada local possível de receber uma árvore e, em conjunto com os administradores, planejar como serão esses plantios, em termos de diversidade de espécies, porte e distribuição das árvores pela cidade". 
 
Juntamente com essa frente, a equipe do IPT está apoiando as equipes da prefeitura no desenvolvimento de ações de educação ambiental e comunicação, tanto para a população conhecer o tema quanto para entender a necessidade de se ter árvores no ambiente urbano.
"É uma ação inovadora por ter caráter preventivo. Justamente para se evitar quedas e problemas com a arborização quando adulta, estamos realizando essa etapa prévia de planejamento. Assim, conseguimos pensar, em conjunto com o município, a escolha dos melhores locais e das espécies mais adequadas", explica Giuliana Del Nero Velasco, pesquisadora do IPT. Crédito foto: Andrea Sundfeld: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
 
Com um projeto diferenciado e planejado, problemas comuns existentes nas cidades, como aumento no número de quedas durante o verão e calçadas quebradas por conta das raízes, serão minimizados.  
 
PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO - Por conta da pandemia, as equipes estão realizando reuniões semanais remotas, mas está prevista ainda para este ano uma série de visitas a campo. Com uma atuação habitualmente mais voltada ao diagnóstico e à análise de risco de queda de árvores, a equipe do IPT está trabalhando agora em uma abordagem mais ampla envolvendo o planejamento da arborização.

"É uma ação inovadora por ter caráter preventivo. Justamente para se evitar quedas e problemas com a arborização quando adulta, estamos realizando essa etapa prévia de planejamento. Assim, conseguimos pensar, em conjunto com o município, a escolha dos melhores locais e das espécies mais adequadas", explica Velasco. 
 
Para a prefeitura, continua a pesquisadora, o trabalho ficará mais organizado e poderá ser executado de maneira sistemática: por ter um caráter preventivo, os administradores municipais terão menos problemas a serem resolvidos a médio e a longo prazo. Enquanto isso, para a população, haverá uma segurança de que os plantios estão sendo feitos de modo planejado, com menos riscos, além de poderem se beneficiar de uma arborização de qualidade.