
Notcias
10.06.21
Tecnologia e cooperao
Poli-USP faz cessão por empréstimo ao IPT de equipamentos de testes usados no projeto de ventiladores para hospitais
Pesquisa e desenvolvimento tecnológico conectam-se à competência e ao trabalho conjunto: foi neste cenário que se desenvolveu, ao longo de 2020, o projeto ‘Inspire – ventilador aberto de baixo custo’, liderado pela Escola Politécnica da USP (Poli-USP). A sua concepção integra o rol das respostas urgentes dadas à pandemia da Covid-19.
O Inspire é um equipamento portátil de suporte respiratório emergencial que atende aos requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para oferecer uma alternativa de baixo custo de tecnologia 100 % nacional, produção rápida e autonomia energética de duas horas para quedas no suprimento, entre outros aspectos. O equipamento é adequado ao uso em hospitais de campanha, ambulâncias e regiões remotas.
Diversos parceiros uniram esforços para o sucesso do projeto, entre eles o Laboratório de Usos Finais e Gestão de Energia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), responsável pelos ensaios que viabilizaram seu credenciamento junto à Anvisa.
Terão uso compartilhado em pesquisas uma antena de instrumentação ativa, na faixa de operação de 30 Hz A 50 MHz, e uma interface de dados por fibra óptica laser. “Tivemos um apoio fundamental da equipe do IPT no processo de certificação do ventilador Inspire junto à Anvisa. Agora damos mais um passo na colaboração entre as instituições”, comentou a diretora.
O diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, destacou o trabalho integrado das equipes técnicas. Considerou-o relevante “tanto pelo desafio tecnológico implícito, quanto pelo impacto social do equipamento no enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil”. Os professores Marcelo Zuffo e Raul Gonzalez, da Poli/USP, lideraram o projeto Inspire, trabalho que no IPT coube ao pesquisador Antonio Francisco Gentil Ferreira Jr.
Outras notícias
-
12/09/2023
Com quantas pesquisas se faz uma soluo?
IPT inaugura exposição em seu campus com parte de seu acervo de 124 anos de pesquisa, desenvolvimento e inovação -
01/09/2023
Poeiras explosivas
Laboratório do IPT realiza ensaios para garantir segurança contra as explosões em processos industriais, armazenamento e transporte -
30/08/2023
Refgio da vida silvestre
Prefeitura de São Paulo elabora, em parceria com o IPT, plano de manejo do Refúgio de Vida Silvestre Anhanguera