
Notcias
10.06.21
Tecnologia e cooperao
Poli-USP faz cessão por empréstimo ao IPT de equipamentos de testes usados no projeto de ventiladores para hospitais
Pesquisa e desenvolvimento tecnológico conectam-se à competência e ao trabalho conjunto: foi neste cenário que se desenvolveu, ao longo de 2020, o projeto ‘Inspire – ventilador aberto de baixo custo’, liderado pela Escola Politécnica da USP (Poli-USP). A sua concepção integra o rol das respostas urgentes dadas à pandemia da Covid-19.
O Inspire é um equipamento portátil de suporte respiratório emergencial que atende aos requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para oferecer uma alternativa de baixo custo de tecnologia 100 % nacional, produção rápida e autonomia energética de duas horas para quedas no suprimento, entre outros aspectos. O equipamento é adequado ao uso em hospitais de campanha, ambulâncias e regiões remotas.
Diversos parceiros uniram esforços para o sucesso do projeto, entre eles o Laboratório de Usos Finais e Gestão de Energia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), responsável pelos ensaios que viabilizaram seu credenciamento junto à Anvisa.
Terão uso compartilhado em pesquisas uma antena de instrumentação ativa, na faixa de operação de 30 Hz A 50 MHz, e uma interface de dados por fibra óptica laser. “Tivemos um apoio fundamental da equipe do IPT no processo de certificação do ventilador Inspire junto à Anvisa. Agora damos mais um passo na colaboração entre as instituições”, comentou a diretora.
O diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, destacou o trabalho integrado das equipes técnicas. Considerou-o relevante “tanto pelo desafio tecnológico implícito, quanto pelo impacto social do equipamento no enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil”. Os professores Marcelo Zuffo e Raul Gonzalez, da Poli/USP, lideraram o projeto Inspire, trabalho que no IPT coube ao pesquisador Antonio Francisco Gentil Ferreira Jr.
Outras notícias
-
17/03/2023
Bacia do Rio Capivari em detalhes
IPT, em parceria com Prefeitura Municipal de Campinas, desenvolve metodologia inovadora para mapeamento de áreas inundáveis -
06/03/2023
Materiais para a mobilidade do futuro
IPT desenvolve projeto, com apoio da Finep, para caracterização de compósito de cura rápida destinado a setores automotivo e aeronáutico -
27/02/2023
P&D em reas contaminadas
Projeto de reabilitação de antiga unidade de tratamento de madeira do IPT continua em operação em São Paulo