Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  11.08.21

Chamamento para inovao


Novas modalidades de hubs de inovação são apresentadas pelo IPT Open Experience; sondagens também estão disponíveis
 


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Fundação de Apoio ao IPT (FIPT) acabam de divulgar um chamamento público com a finalidade de dar publicidade e transparência para as condições gerais de ingresso no ambiente promotor da inovação do IPT, por meio de três modalidades de hubs de inovação: hub base de apoio à inovação e de PD&I; hubs de inovação de instituições interessadas e hub de inovação temáticos mediante parcerias estratégicas. As três modalidades previstas neste chamamento serão implementadas no prédio 01 do IPT.

 
O hub é um conjunto de plataformas integradas para promover a inovação: infraestrutura física e laboratorial, contemplando time qualificado e processos otimizados para integrar os diversos atores do ecossistema. Nessa plataforma serão integradas competências tecnológicas do IPT e de seus parceiros, competências negociais e de gestão de instituições credenciadas ou prestadores de serviço. 
 
As instituições interessadas em desenvolver projetos de PDI poderão encontrar financiamento, programas de aceleração e incubação, e serviços de suporte para escalar projetos e startups de mútuo interesse entre as partes envolvidas.
 
As três modalidades do novo chamamento apresentam particularidades: no hub base de apoio à inovação e de PD&I, o IPT é contratado pelas instituições participantes objetivando a prestação de serviços de apoio mediante a escolha de uma das cotas de adesão. A instituição interessada poderá ou não optar pelo uso das instalações físicas previstas a depender da cota de adesão, sendo uma atividade acessória para este tipo de serviço de apoio à inovação.
 
Para a modalidade hubs de inovação de instituições interessadas, a instituição interessada poderá implementar seu próprio hub de Inovação no espaço do IPT destinado ao ambiente promotor da inovação, objetivando o desenvolvimento, financiamento, aceleração, incubação e  escalabilidade de seus projetos e/ou de startups
 
A implementação desta modalidade pressupõe o compartilhamento e/ou uso de espaço do IPT, de acordo com contrapartida financeira e não financeira, bem como a apresentação de um plano de trabalho para avaliação da Comissão de Avaliação de Projetos de PD&I, constituída para o Programa IPT Open Experience.
 
A terceira e última modalidade, hubs de inovação temáticos mediante parcerias estratégicas com o IPT, estabelece que o IPT, em conjunto com uma instituição interessada, poderá implementar um hub unindo as competências tecnológicas do Instituto e o segmento de mercado proposto pela instituição interessada, para o desenvolvimento, financiamento, aceleração, incubação e a escalabilidade de projetos de PD&I e startups de mútuo interesse das partes.
 
A instituição interessada deverá elaborar plano de trabalho em parceria com o IPT, prevendo-se as atividades conjuntas, metas e resultados esperados de interesse mútuo.
 
SONDAGENS DE MERCADO - As instituições poderão preencher sondagem de mercado para manifestar interesse em participar de uma ou mais modalidades de hub de inovação. 
 
A manifestação preliminar de interesse tem por efeito a prospecção de mercado sobre o interesse em hubs de Inovação como ambiente propício à projetos de inovação e ao empreendedorismo, sendo também utilizada para adequar as ofertas do Programa IPT Open Experience às demandas do mercado:
 
1. Modalidade: Hub base de apoio à inovação e de PD&I: se esta sondagem se aplica à empresa, o interessado deve preencher a manifestação de interesse disponibilizada no link: https://forms.office.com/r/DtxHefVKZz 
 
2. Modalidade: Hubs de inovação de instituições interessadas: https://forms.office.com/r/sBD492dzZA
 
3. Modalidade: Hubs de inovação temáticos mediante parcerias estratégicas: https://forms.office.com/r/mKxNXj4nGX
 
Além disso, a FIPT, gestora do hub de inovação, também poderá realizar processo de credenciamento de prestadores de serviços para apoio à inovação, cujo processo de contratação seguirá as regras estabelecidas em seu regulamento de compras e contratação, com vistas a ampliar o portfólio de serviços de apoio à inovação a serem prestados às instituições interessadas.
 
No caso desta sondagem se aplicar à empresa, o interessado deve preencher a manifestação de interesse no link: https://forms.office.com/r/DQ0vVzLHw3