
Notcias
29.04.22
Fiscalizao e identificao de madeiras
Programa 'ID Madeira' visa auxiliar comerciantes e compradores a identificar o material comprado; IPT participa do projeto
Com informações da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, avançou no desenvolvimento de um protótipo para fiscalização e identificação das madeiras mais comercializadas no país.
Em uma parceria com o Sindicato de Comércio Atacadista de Madeira do Estado de São Paulo (Sindimasp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e, com interveniência da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa e do Agronegócio (FUNDEPAG), foram selecionadas as primeiras espécies da fase inicial do Programa ID Madeira, que conta com o financiamento da Klabin, por meio de um acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I).
"Com base na legislação vigente, o IPA pode constituir alianças estratégicas para o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas, Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, com objetivos de gerar produtos, processos e serviços inovadores que possam transferir e difundir o conhecimento, como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico.” diz Eduardo Longui, pesquisador científico e coordenador do projeto.
O Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos do IPT participa do projeto com diversas frentes de atuação: ele será responsável pela identificação botânica das amostras de madeira e, se disponíveis, fornecimento de imagens das amostras dessas madeiras existentes no acervo da Xiloteca Calvino Mainieri, e também pela testagem do aplicativo desenvolvido nas suas atividades de identificação laboratorial. "Além disso, vamos fazer a orientação e supervisão técnica dos desenvolvedores do sistema", explica a pesquisadora Maria José de Andrade C.Miranda.
APLICATIVO PARA FISCALIZAÇÃO - O projeto de criação do software vai utilizar uma câmera acoplada ao celular, bem como a própria câmera do celular, com auxílio de uma lupa que aumenta a visualização em 10x. A imagem será processada para a identificação segura do gênero/espécie da madeira.
-
17/03/2023
Bacia do Rio Capivari em detalhes
IPT, em parceria com Prefeitura Municipal de Campinas, desenvolve metodologia inovadora para mapeamento de áreas inundáveis -
06/03/2023
Materiais para a mobilidade do futuro
IPT desenvolve projeto, com apoio da Finep, para caracterização de compósito de cura rápida destinado a setores automotivo e aeronáutico -
27/02/2023
P&D em reas contaminadas
Projeto de reabilitação de antiga unidade de tratamento de madeira do IPT continua em operação em São Paulo