Cursos de Especializao e curta durao


compartilhe

MTA em Tecnologias Digitais Estratgicas


INTRODUÇÃO

O Programa de MBA tecnológico, aqui definido como, Master of Technology Administration – MTA, oferece aos profissionais envolvidos uma visão abrangente de assuntos tecnológicos relevantes na pauta das empresas que produzem, utilizam ou que desejam implementar soluções inovadoras com base tecnológica. Os temas abordam tecnologias emergentes e com perspectivas de crescimento no futuro próximo.

O curso MTA em Tecnologias Digitais Estratégicas está fundamentado nas necessidades de atualização de profissionais que precisam se adaptar as mudanças que as Tecnologias Digitais impõem sobre a sociedade, alterando profundamente a relação do ser humano com os ambientes industriais, comerciais e econômico-financeiros. Estas tecnologias promoveram a criação de novos ramos de atividades, provocaram a extinção de algumas classes de serviços e ameaçam eliminar vários segmentos que subsistem com base em mecanismos e processos lógicos triviais. Impactaram na forma como o indivíduo se apropria de sua história e do conhecimento universal. Ajudou a transpor fronteiras geopolíticas e culturais, acena com a quebra de barreiras da comunicabilidade entre povos com a tradução, em tempo real, de línguas desconexas.

Tecnologias Digitais estão presentes em um conjunto de ferramentas que transformam dados de natureza contínua e discreta em valores numéricos processáveis por computadores digitais. Dados de instrumentos de medição, modelagem de sistemas, projeções financeiras, bases de dados, imagens, sons, textos, jogos, e qualquer forma de registro armazenável e/ou transmissível estão no domínio de ação das Tecnologias Digitais.

Diante deste cenário de profundas transformações que se intensificaram devido à evolução tecnológica dos últimos 30 anos, é fundamental que o profissional de tecnologia adquira novas habilidades para alavancar sua carreira a fim de superar os desafios impostos pelo mercado, e conquistar o salvo conduto até a próxima onda de desenvolvimento tecnológico.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é parte relevante no cenário de C&T&I no Estado de São Paulo e também em todo o Brasil, atuando basicamente em quatro grandes áreas: inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico; e informação e educação em tecnologia. Ao longo de seus mais de cem anos, adquiriu e desenvolveu uma vasta experiência, criando soluções inovadoras para empresas e para o setor público, tendo, portanto, ciência das dificuldades do processo de inovação. É nesse contexto – contribuir para o incremento de inovação no setor produtivo – que o IPT se une aos esforços federal e estadual e lança o presente curso de especialização MTA em Tecnologias Digitais Estratégicas. 

OBJETIVOS

O objetivo do curso é capacitar o profissional para lidar com as tecnologias em ascensão no mercado relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), impulsionando a inovação em uma era onde a informação é essencial para realização dos negócios.

O MTA em Tecnologias Digitais Estratégicas baseia-se em duas premissas:

1. Proporcionar atualização tecnológica com ênfase em teoria e prática a profissionais de desenvolvimento e de suporte computacional.
2. Oferecer uma visão abrangente e integrada das tendências tecnológicas para o reposicionamento estratégico do profissional de informática.

Ao concluir o curso, os participantes deverão estar aptos a:

1. Conhecer normas e práticas que regulam o processo de gestão de tecnologia.
2. Compreender tecnologias essenciais para continuidade do negócio. .
3. Explorar tecnologias promissoras e em estado embrionário..
4. Utilizar tecnologias de aceleração do desenvolvimento de soluções. .
5. Readequar defesa cibernética, tecnologia em permanente transformação.
6. Aplicar tecnologias para extrair informação útil de dados amorfos.
7. Implementar tecnologias eficazes de comunicação entre sistemas, seres humanos e coisas.
8. Elaborar estratégias competitivas e tecnológicas para a empresa.
9. Identificar recursos e capacitações essenciais para os negócios.
10. Argumentar sobre conceitos, técnicas e ferramentas essenciais para mudanças e para projetos de inovação. 

PÚBLICO ALVO

O curso é destinado aos profissionais de empresas públicas e privadas de todos os portes, com formação e/ou experiência em TI, atuantes no desenvolvimento e no suporte tecnológico:

• Gerentes, coordenadores de áreas envolvidos no planejamento e no desenvolvimento tecnológico das organizações.
• Profissionais de TI envolvidos na implantação de tecnologias e no suporte a operação das organizações.
• Consultores envolvidos na organização de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – P&D&I - em empresas, instituições de pesquisa e outras organizações vinculadas às atividades de P&D&I.

A participação neste curso será uma grande oportunidade de verificar e debater questões relativas ao processo de inovação com profissionais reconhecidos por seu conhecimento conceitual e melhores práticas implantadas em diversos programas e organizações.

 
Cursos de Especialização e curta duração