Pgina inicial do IPT  >  Ensino / Cursos  >  Solues  >   Dissertaes

Ps-graduao IPT


Dissertaes


compartilhe

Mtodo hbrido de gesto do escopo de projetos de TIC: estudo de caso em uma empresa brasileira


por Dias, Katia Regina Santos


Estatistcas

Visitas: 1057
Downloads: 69


Orientao: LARIEIRA, Cludio Lus Carvalho

Ano: 2018

Projetos impulsionam mudanças, por esse motivo, quando estão alinhados às estratégias organizacionais são uma competência estratégica. Por outro lado, para sustentar a operação das empresas a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) fornece um conjunto de recursos, dentre eles os Sistemas de Informação (SI). A gestão de projetos, por sua vez, utiliza duas abordagens: tradicional e ágil e, há alguns anos, uma nova vem se apresentando: a híbrida, que se propõe a associar as duas anteriores. A questão é que os métodos tradicionais utilizam o ciclo de vida em cascata, que fecha o escopo dos projetos e os ágeis utilizam o ciclo incremental e iterativo, que abre. O escopo é muito importante devido ao impacto que causa em outras variáveis de sucesso dos projetos como custo e prazo, entre outras. Tendo em vista a relevância da disciplina ‘escopo’ na gestão de projetos, tornou-se imprencindível saber como esses métodos híbridos associam as práticas tradicionais e ágeis na gestão do escopo nos projetos de SI. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar um conjunto de práticas ágeis e tradicionais que, quando associadas, favoreçam o melhor aproveitamento dos benefícios de ambas as abordagens. Para tanto, foram estudados 13 métodos híbridos já propostos pela literatura. Com base no estudo, foi proposto um conjunto de práticas, que foi comparado com a prática aplicada em um estudo de caso único. As principais contribuições deste estudo são: uma matriz comparativa de práticas dos métodos híbridos estudados e a proposição de um conjunto de práticas híbridas para gestão de escopo, considerando a dualidade dos escopos aberto e fechado. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e utiliza o método de estudo de caso.

Acesse: cassiopea.ipt.br/teses/2018_EC_Katia_Dias.pdf