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Processos de Reforo de Obras de Arte Especiais com nfase em Protenso Externa


por Bertrand, Alain


Estatistcas

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Orientao: Thomaz, Ercio

Ano: 2018

O Brasil possui uma extensa malha rodoviária onde estão implantadas inúmeras Obras de Arte Especiais, sendo a sua maioria em concreto armado e protendido. Ao longo de décadas, o gerenciamento da manutenção dessas estruturas foi deixado em segundo plano; nos últimos 20 anos, entretanto, com os próprios órgãos federais e estaduais, ou por meio de concessionárias privadas, as rodovias e suas estruturas têm passado por atualização de geometria, funcionalidade e capacidade estrutural, tendo sido incorporado também um detalhado programa de manutenção das estruturas. Para o gerenciamento das Obras de Arte Especiais e sua atualização funcional são considerados mecanismos de deterioração, medidas preventivas, tecnologias referentes a ensaios disponíveis e técnicas de recuperação, também questões relativas aos níveis de inspeção e intervenção. No tocante aos reforços estruturais, são apresentadas diversas técnicas e tecnologias disponíveis para a realização das adequações necessárias às estruturas; hoje em dia, o sistema mais utilizado é o de protensão externa. Neste trabalho, o estudo sobre protensão externa concentra-se sobretudo em dois trabalhos acadêmicos, analisando-se os modelos de cálculo e os resultados dos ensaios com vistas à elaboração de projetos de reforço. Por fim, alguns casos peculiares de reforço estrutural de Obras de Artes Especiais ilustram algumas das técnicas e soluções discutidas.

Acesse: cassiopea.ipt.br/teses/2018_HAB_Alain_Bertrand.pdf