Pgina inicial do IPT  >  Ensino / Cursos  >  Solues  >   Dissertaes

Ps-graduao IPT


Dissertaes


compartilhe

Diretrizes para adequao das instalaes eltricas em baixa tenso de edifcios na cidade de So Paulo NBR 5410/2004.


por Spindola, Paulo Roberto Alvarez


Estatistcas

Visitas: 301
Downloads: 28


Orientao: Sowmy, Daniel Setrak

Ano: 2018

Diretrizes para adequação das instalações elétricas em baixa tensão de edifícios na cidade de São Paulo à NBR 5410/2004.
As instalações elétricas compõem um sistema fundamental ao funcionamento do edifício, que ainda dá suporte a outros subsistemas, assim o cuidado com sua adequação às mudanças normativas e às manutenções corretivas e preventivas, tornam-se vitais para o uso adequado e seguro da edificação.
O presente trabalho propõe diretrizes para a adequação das instalações elétricas em baixa tensão baseando-se na norma vigente, a NBR 5410/2004, ressaltando seus aspectos de inspeção, tanto visual quanto os ensaios elétricos, e a manutenção corretiva, de forma a reparar algum sistema ou componente danificado, como para adequar os componentes às prescrições atuais da norma.
Através da análise da inspeção visual e dos ensaios elétricos, elabora-se o diagnóstico e o prognóstico, priorizando e planejando as ações a serem executadas para a adequação das instalações.
Uma vez que as instalações estejam em conformidade, propõe-se um plano de manutenção preventiva sugerindo sua periodicidade, o que e como inspecionar, atendendo aos requisitos da norma vigente, formando a memória técnica das instalações elétricas prediais do edifício.
O conjunto de diretrizes propostas, podem ser aplicadas a qualquer edificação habitacional, mormente as edificações mais antigas cujos projetos tiveram como base a norma NB3 de 1941 ou a de 1960, por divergirem muito dos preceitos preconizados pela norma vigente.
Através da implementação da metodologia proposta pode-se detectar as não conformidades e propor soluções minimizando os riscos que as instalações elétricas inadequadas podem causar tanto aos usuários quanto ao patrimônio.

Acesse: cassiopea.ipt.br/teses/2018_HAB_Paulo_Spindola.pdf