Pgina inicial do IPT  >  Ensino / Cursos  >  Solues  >   Dissertaes

Ps-graduao IPT


Dissertaes


compartilhe

Desenvolvimento e Validao de Mtodos Analticos para a Determinao Qualitativa e Quantitativa dos Principais Polimorfos do Carbonato de Clcio


por Santos, Douglas da Silva


Estatistcas

Visitas: 272
Downloads: 22


Orientao: Guimares, Kleber Lanigra

Ano: 2018

Desenvolvimento e validação de método analítico para a determinação qualitativa e quantitativa dos polimorfos do carbonato de cálcio.
O principal objetivo desta pesquisa é criar e validar metodologias analíticas para a determinação qualitativa e quantitativa dos principais polimorfos do carbonato de cálcio que sejam mais rápidas, com menor custo e possibilite análise no material com o mínimo de preparação das amostras assim evitando a transformação de fases.
Por meio da técnica de Distribuição de Tamanhos de Partículas por Difração de Raios Laser (DTP), seguido por um tratamento matemático à curva de distribuição foi possível quantificar a presença do polimorfo calcita nas amostras de carbonato de cálcio, além de evitar a etapa de preparação de amostra, assim, evitando possíveis transformações de fases indesejáveis.
Com a técnica Espectroscopia na região do infravermelho foi possível identificar e quantificar misturas binárias (calcita – vaterita, calcita – aragonita) e misturas ternárias (calcita – vaterita – aragonita). Com esta técnica foi avaliado o modelo de análise quantitativa proposto por Kontoyannis e o modelo PLS (Regressão de Mínimos Quadrados Parciais), nas misturas ternárias foi utilizado em conjunto a DTP (para calcita) com o PLS (para vaterita – aragonita).
As metodologias apresentaram bons resultados quando comparados com a técnica padrão, Difração de Raios X (DRX) com refinamento Rietiveld.
Foi observado que quando a quantidade do polimorfo é pequena, a dispersão no resultado quantitativo é um pouco maior, e nas regiões intermediárias apresenta um bom grau de correspondência e correlação.

Acesse: cassiopea.ipt.br/teses/2018_PI_Douglas_Santos.pdf