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Metodologia de avaliao de revestimentos de concreto projetado durante incndios em tneis


Marcos Vincius Martinez Sylverio; Ramoel Serafini; Guilherme Perosso Alves; Antnio Fernando Berto; Antonio Domingues de Figueiredo


Resumo:

Túneis rodoviários são obras potencialmente sujeitas a incêndios graves devido às condições de confinamento do ambiente e ao ocasional tráfego de veículos com cargas de alto poder calorífico. Incêndios, principalmente quando originados ou alimentados por cargas dessa natureza, podem causar grandes danos ao revestimento de um túnel comprometendo a sua segurança. Por essa razão, a avaliação da dinâmica de elevação da temperatura no interior do revestimento de túneis em concreto projetado torna-se fundamental para garantir a segurança da estrutura frente ao sinistro. Algumas metodologias experimentais podem ser aplicadas para verificar a conformidade desses revestimentos, especialmente no que se refere à ocorrência de lascamento explosivo do concreto. Consoante à necessidade desse material apresentar confiabilidade adequada para a situação de incêndio, este trabalho avaliou a aplicabilidade de uma dessas metodologias em um concreto projetado composto por macro e microfibras poliméricas. Ensaios de exposição unifacial ao fogo foram executados em placas moldadas em concreto projetado, examinando-se as temperaturas desenvolvidas no interior do concreto durante o aquecimento, com a utilização de termopares em diferentes profundidades. Os resultados mostraram que a metodologia adotada é confiável e que há diferenças significativas do concreto projetado para o concreto convencional. Esses dados poderão ser utilizados para validar um modelo computacional capaz de determinar a distribuição de temperaturas no revestimento de concreto projetado de túneis durante um incêndio e, posteriormente, verificar a condição de segurança em cada caso.

Referência:
SYLVERIO, M.V.M.; SERAFINI, R.; ALVES, G.P.; FIGUEIREDO, A.D.; BERTO, Antonio Fernando. Metodologia de avaliação de revestimentos de concreto projetado durante incêndios em túneis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TÚNEIS E ESTRUTURAS SUBTERRÂNEAS; LATIN AMERICAN TUNNELING SEMINAR, 5., 01-04 dez., LAT 202, São Paulo. Palestra... 17 slides.

Acesso aos slildes da apresentação da Palestra em PDF:
escriba.ipt.br/pdf/177677.pdf


 
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