
Madeira lamelada colada cruzada: caracterstica do sistema construtivo
Cassiano Oliveira de Souza; Fernanda Belizrio Silva; Ricardo Gomes de Freitas Nuno de Barros Pereira; Suelem Mauricio Fontes Macena; Takashi Yojo
Resumo:
O combate às mudanças climáticas é o maior desafio ambiental da atualidade. Para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, é necessário que as emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2) sejam iguais a zero até 2050 (IPCC, 2021). Para atingir essa meta no setor da construção, além da utilização de fontes renováveis de energia durante o uso dos edifícios, é necessário reduzir as emissões de CO2 na fabricação dos materiais de construção (WBCSD; ARUP, 2021). Nesse contexto, as construções em madeira despontam como uma das mais promissoras soluções, pois a madeira absorve carbono durante o seu crescimento, estoca o carbono em sua massa e libera esse carbono apenas ao término de sua vida útil. Isso torna a madeira um material com baixa emissão de carbono – ainda há emissões devidas ao consumo de energia para seu processamento e transporte – desde que seja proveniente de fontes renováveis, tais como florestas plantadas ou florestas nativas manejadas de forma sustentável.
Referência:
SOUZA, Cassiano Oliveira de; SILVA, Fernanda Belizário; PEREIRA, Ricardo Gomes de Freitas Nuno de Barros.; MACENA, Suelem Mauricio Fontes; YOJO, Takashi. Madeira lamelada colada cruzada: característica do sistema construtivo. Portal AECWeb, 24 de fev., 2022. 8p..
Acesso ao artigo no site AECWeb:
https://www.aecweb.com.br/revista/materias/madeira-lamelada-colada-cruzada-caracteristicas-do-sistema-construtivo/23108