Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Estudo da solda por atrito linear em juntas de topo similares nas ligas AA2024-T3 e AA7475-T761 utilizando equipamento dedicado ao processo


Joo Paulo Buoro Perandini; Srio Delijaicov; Hugo Borelli Resende; Mario Henrique Fernandes Batalha


Resumo:

A tecnologia de união por atrito linear também conhecida por FSW (Friction Stir Welding), já apresenta ampla difusão na indústria internacional. É um processo de junção no estado sólido, ou seja, não há fusão entre o metal base e um metal de adição como nos processos de solda convencionais, o que lhe garante versatilidade, baixo impacto energético, confiabilidade e estabilidade dimensional. Na indústria aeroespacial, a principal aplicação tem ocorrido na união de ligas de alumínio que apresentam baixa compatibilidade com processos de solda convencionais, bem como possível redução de peso estrutural com a substituição do sistema de rebitagem. No Brasil esta técnica de solda ainda é recente, havendo poucos dados disponíveis, principalmente relacionados a máquinas dedicadas ao processo FSW. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência dos parâmetros de solda nos esforços atuantes durante a mesma, como força axial e torque. Para cumprir o proposto foram soldadas chapas de alumínio AA2024-T3 e AA7475-T761, ambas com 1,6 mm de espessura. A máquina utilizada foi a GG-7 do fabricante MTI, disponível no Laboratório de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Inicialmente se fez uma matriz de ensaio utilizando-se a ferramenta estatística Planejamento Experimental (PE), combinando os parâmetros rotação, velocidade de avanço e ângulo de inclinação da ferramenta, de modo que as corridas fossem aleatoriamente dispostas. Em seguida, realizou-se análise visual das amostras e processamento estatístico dos dados no software Statistica 12.0. Os resultados permitiram demonstrar a influência dos parâmetros no comportamento dos esforços através de análise estatística dos dados. Também mostraram de forma geral um baixo desvio dos dados entre as réplicas, demonstrando que o equipamento é adequado para os limites propostos neste experimento.


Referência:
PERANDINI, João Paulo Buoro; DELIJAICOV, Sério; RESENDE, Hugo Borelli; BATALHA, Mario Henrique Fernandes. Estudo da solda por atrito linear em juntas de topo similares nas ligas AA2024-T3 e AA7475-T761 utilizando equipamento dedicado ao processo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO, 9., 2017, Joinville. Anais... 10 p.

 
Publicações técnicas