Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Mapeamento da eroso hdrica na Bacia do Ribeiro do Cip, Poos de Caldas, MG, com base na USLE e SIG


Adriano M. Ferreira; Antnio M. da Silva; Maurcio D. Purcini; Paulo Henrique B.J. Menezes; Gerson Salviano de Almeida Filho; Marlia Costa Zanon


Resumo:

A erosão hídrica é a forma mais significativa de erosão e é ocasionada pela chuva e seu respectivo escoamento superficial. De acordo com Garcia et al. (2003), em locais onde se instalam processos erosivos, ocorre redução da capacidade produtiva dos solos e a água excedente transporta sedimentos, nutrientes e agroquímicos, contaminando e assoreando os corpos d’água. Conforme De Roo et al. (1996), em áreas com problemas de erosão, informações quantitativas sobre taxas de erosão e os efeitos de estratégias de conservação frequentemente são requeridas. Entretanto, avaliações quantitativas da magnitude dos problemas de erosão e as possíveis estratégias de manejo em uma base regional são necessárias para agências de planejamento e desenvolvedores de políticas ligadas ao desenvolvimento sustentável. Desta forma, modelos de simulação quantitativa da erosão são úteis, os quais podem ser usados para avaliar estratégias alternativas para melhorias no manejo e uso do solo, não somente em áreas monitoradas, mas também em bacias hidrográficas não monitoradas, o que pode ser obtido pela aplicação de modelos espacialmente distribuídos.


Referência:
FERREIRA, Adriano M.; SILVA, Antônio M. da; PURCINI, Maurício D.; MENEZES, Paulo Henrique B.J.; ALMEIDA FILHO, Gerson Salviano de; ZANON, Marília Costa. Mapeamento da erosão hídrica na Bacia do Ribeirão do Cipó, Poços de Caldas, MG, com base na USLE e SIG. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HIDROSSEDIMENTOLOGIA, 2., 2017, Foz do Iguaçu. Anais... 9 p.

 
Publicações técnicas