Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Identificao e seleo de dispositivos de manejo de resduos domsticos nas fontes geradoras


Camila Camolesi Guimares; Letcia dos Santos Macedo; Natlia Aparecida Braconaro de Arajo; Daniel Carlos Leite; Cludia Echevengu Teixeira


Resumo:

Equacionar o problema dos resíduos sólidos urbanos (RSU) por meio da organização adequada dos sistemas de gerenciamento e de gestão é o grande desafio dos municípios, evitando impactos sociais, econômicos e ambientais negativos. Para garantir o sucesso desses sistemas, é fundamental que haja envolvimento por parte da população nas atividades de segregação, acondicionamento e correto descarte dos resíduos. O objetivo do presente trabalho foi identificar os instrumentos de armazenamento, tratamento na fonte e disposição de Resíduos Sólidos Domiciliares (RSD) mais adequados para a implantação em uma área piloto no município de Bertioga, considerando-se casos de sucesso nacionais e internacionais e as preferências levantadas a partir de entrevistas com a população. O desenvolvimento do presente trabalho foi baseado nas seguintes etapas: definição das premissas a serem consideradas pelos programas de gestão de RSD; elaboração de estratégias de sensibilização e conscientização da população; e definição das técnicas de segregação na origem (dispositivos de acondicionamento e tratamento). Com base nos fatores apresentados pela literatura sobre as preferências da população com relação aos sistemas de gestão de resíduos, bem como as preferências encontradas na área de estudo, foram selecionados os dispositivos mais adequados para a gestão dos resíduos domésticos em Bertioga, considerando a separação e tratamento na fonte e destinação para coleta. As propostas apresentadas serão validadas com a equipe da Prefeitura de Bertioga e Cooperativa e a partir da definição das melhores estratégias e dispositivos e levantamento de fornecedores e custos, bem como da definição dos cenários de implantação, serão realizadas as aquisições dos materiais para posterior distribuição/instalação na área de estudo.


Referência:
GUIMARÃES, Camila Camolesi; MACEDO, Letícia dos Santos; ARAÚJO, Natália Aparecida Braconaro de; LEITE, Daniel Carlos; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá. Identificação e seleção de dispositivos de manejo de resíduos domésticos nas fontes geradoras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL - ABES, 29., 2017, São Paulo. Anais... 12 p.

 
Publicações técnicas