Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Caracterizao de argamassa de revestimento de fachada com, expanso, fissurao com esfarelamento e baixa resistncia mecnica: estudo de caso


Renato Freua Sahade; Fabiano Ferreira Chotoli; Srgio Soares Lima; Priscila Rodrigues Melo Leal


Resumo:

Este trabalho apresenta os resultados de ensaios de caracterização da argamassa de revestimento de fachada de um edifício de 20 pavimentos tipo, que vem apresentando expansão, fissuração com esfarelamento e baixa resistência mecânica ao longo de seus 12 anos. Os sinais observados remetiam ao uso indevido de gesso de construção pul-verizado na etapa final do acabamento da argamassa. Para a caracterização mecânica, utilizou-se da inspeção visual aliada aos ensaios de avaliação qualitativa de aderência por percussão e à tração. Para caracterização química e mineralógica foram realizados ensaios de difração de raios-X (DRX), reconstituição de traço, análise termogravimétri-ca diferencial (TG/DTG) e análise petrográfica. Os resultados das análises mecânicas indicaram que todo o revestimento de fachada está comprometido. Os dados dos en-saios de laboratório apontam a inexistência de etringita nas amostras e a presença abundante de grãos de escória anidra (empregou-se cimento CP III), sem evidência de hidratação, e elevada quantidade de ar incorporado, com comprometimento da ade-rência do agregado à pasta de cimento. Dada à recorrência dos problemas observados em revestimentos de fachada, este trabalho permite mostrar a relevância dos dados de algumas técnicas de caracterização associados à inspeção de argamassas, visando aperfeiçoar a conclusão da hipótese diagnóstica.


Referência:
SAHADE, Renato Freua; CHOTOLI, Fabiano Ferreira; LIMA, Sérgio Soares; LEAL, Priscila Rodrigues Melo. Caracterização de argamassa de revestimento de fachada com, expansão, fissuração com esfarelamento e baixa resistência mecânica: estudo de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS-SBTA, 12., 2017, São Paulo. Anais... 10 p.

 
Publicações técnicas