Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Estudo do efeito da adio de nanoslica e slica ativa na resistncia mecnica de argamassas


Rosana Schmanlz; Vitor L. Leoni; Thiago Zanon; Raphael Klein Alves; Fernanda Giannotti da Silva Ferreira; Valdecir Angelo Quarcioni


Resumo:

Nos últimos anos, o uso de novas tecnologias na construção civil tem se tornado frequente. Um exemplo disso é a adição de diferentes materiais ao concreto a fim de melhorar seu comportamento em relação à algumas características, como a resistência mecânica. Diante dessa realidade, o presente trabalho buscou avaliar a influência da adição de três nanosílicas (A, B e C) e de sílica ativa na resistência à compressão de argamassas. Para isso, foram moldados corpos de prova de argamassa de traço 1:3,2 e relação água/aglomerante igual a 0,4. Os teores de nanosílica utilizados variaram entre 1 e 5%, conforme as características de cada nanosílica utilizada. Os corpos de prova foram submetidos à ensaios de resistência à compressão nas idades de 7 e 28 dias. Os resultados obtidos indicaram que a nanosílica B influencia significativamente na resistência à compressão das argamassas, atingindo 72,2 MPa para um teor de 1% de nanosílica e 10% de adição de sílica ativa, enquanto os traços de referência atingiram cerca de 41 MPa aos 28 dias. A nanosílica C, no teor de 1%, também elevou a resistência à compressão das argamassas aos 28 dias, atingindo 66,1 MPa.


Referência:
SCHMALZ, Rosana; LEONI, Vitor L.; ZANON, Thiago; ALVES, Raphael Klein; FERREIRA, Fernanda Giannotti da Silva; QUARCIONI, Valdecir Angelo. Estudo do efeito da adição de nanosílica e sílica ativa na resistência mecânica de argamassas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC, 59., 2017, Bento Gonçalves-RS. Anais... 13 p.

 
Publicações técnicas