Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao dos efeitos de ons de magnsio e campo magntico na cristalizao do carbonato de clcio


Wagner Aldeia; Silas Derenzo; Kleber Lanigra Guimares; Rafael Loureiro de Mello Gallo; Fabiano Ferreira Chotoli; Andr Leibsohn Martins; Bruno Barbosa Castro


Resumo:

Foram avaliados os efeitos da adição de magnésio em concentração de 1200 mg/L e da aplicação de campo magnético em sistema de precipitação do carbonato de cálcio com soluções precursoras de carbonato de sódio (2.000 mg/L de HCO3- na mistura) e de cloreto de cálcio (40.000 mg/L de Ca2+ na mistura). A precipitação foi realizada em sistema fechado com recirculação forçada e amostras de sólidos foram obtidas ao longo do tempo dos experimentos, realizados em triplicata para cada condição estabelecida. Os resultados indicaram que a adição de magnésio no sistema de formação do carbonato de cálcio afeta a taxa de nucleação e cinética de avanço de massa dos sólidos, com consequentes efeitos sobre as demais taxas, tais como crescimento das partículas e dessupersaturação. A aplicação de campo magnético no sistema aparentemente não apresenta efeitos sobre as cinéticas e demais taxas anteriormente citadas, apresentando efeito impactante nos mecanismos de mudança das fases do carbonato de cálcio em calcita, aragonita e vaterita. Estes efeitos somente são evidenciados quando da presença do magnésio no sistema.


Referência:
ALDEIA, Wagner; DERENZO, Silas; GUIMARÃES, Kleber Lanigra; GALLO, Rafael Loureiro de Mello; CHOTOLI, Fabiano Ferreira; MARTINS, André Leibsohn; CASTRO, Bruno Barbosa. Avaliação dos efeitos de íons de magnésio e campo magnético na cristalização do carbonato de cálcio. In: ENCONTRO NACIONAL DE HIDRÁULICA DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO - ENAHPE, 2017, Pedra Azul-MG. Anais... 8 p.

 
Publicações técnicas