Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Estudo da estabilidade de poliamidas envelhecidas em mistura de diesel / biodiesel por espectrofotometria no infravermelho e microscopia eletrnica de varredura


Amanda Marcante; Cristiane Carla Gonalves; Cludia Maria Guimares Souza


Resumo:

A limitação das fontes naturais de energia fez da utilização do biodiesel uma potencial fonte alternativa. Estimulada pela crescente demanda da sua utilização, legislações nacionais e internacionais impulsionam o aumento gradativo do percentual do biodiesel no diesel. Aliado à crescente demanda na utilização de materiais poliméricos na indústria automobilística, esse cenário impulsiona estudos de compatibilidade de materiais a fim de garantir sua estabilidade em combustíveis e preservar a durabilidade dos componentes automotivos. O presente trabalho teve como objetivo a avaliação das características químicas de dois tipos de poliamidas: PA 6.10 e PA 12 com o propósito de avaliar o seu isso na fabricação de peças acopladas a tanques de combustíveis. As poliamidas foram submetidas a um processo de envelhecimento acelerado, no qual os materiais poliméricos permaneceram em contato com uma mistura de biodiesel: B20 (20% de biodiesel em diesel) por 5040 horas. Nesse período, foram coletadas amostras intermediárias tanto das poliamidas como o combustível, para ensaios de caracterização química. Os ensaios realizados nas poliamidas forneceram informações sobre o efeito do biodiesel num processo de degradação estrutural desses materiais. Através de estudos por espectrofotometria no infravermelho (FT-IR), dos polímeros pode-se observar uma maior variação estrutural na PA 6.10, indicando um processo de degradação ao longo do tempo. A técnica de microscopia eletrônica de varredura (MEV) evidenciou uma maior variação na maior variação na morfologia estrutural da PA 12. O biodiesel foi monitorado por FT-IR quanto a possível migração das poliamidas, porém não foram observadas bandas oriundas nas poliamidas no biodiesel.


Referência:
MARCANTE, Amanda; GONÇALVES, Cristiane Carla; SOUZA, Cláudia Maria Guimarães. Estudo da estabilidade de poliamidas envelhecidas em mistura de diesel /biodiesel por espectrofotometria no infravermelho e microscopia eletrônica de varredura. In: CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS SAE BRASIL DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE, 26., 2017, São Paulo. Paper... 9 p.

 
Publicações técnicas