Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Anlise de desempenho do revestimento sinttico texturizado de paredes com umidade constante


Alexandre Cordeiro dos Santos; Leandro Augusto; Osmar Hamilton Becere


Resumo:
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso realizado pela equipe técnica do Laboratório de Materiais de Construção Civil – LMCC do IPT cujo objetivo principal foi analisar o desempenho de revestimento sintético texturizado, visando diagnosticar as causas da ocorrência de bolhas (estufamento) no revestimento. Com base na inspeção realizada em campo e em resultados de ensaios realizados em laboratório, constatou-se que a ocorrência das bolhas (estufamento) é decorrente da presença de umidade acima de limites aceitáveis no substrato de aplicação (emboço) do revestimento sintético texturizado, oriunda de ascensão capilar e/ou da infi ltração de água através de fi ssuras. Essa manifestação patológica tem se
tornado comum nas construções resultado da inobservância quanto à limitação de uso desse tipo de revestimento sobre substratos sujeitos a umidade por ascensão capilar ou de outras fontes.


Referência:
SANTOS, Alexandre Cordeiro dos; AUGUSTO, Leandro; BECERE, Osmar Hamilton. Análise de desempenho do revestimento sintético texturizado de paredes com umidade constante. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v.2, n.7, p.6-27, 2018.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/51/59

 
Publicações técnicas