Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Emprego de componentes mveis de IoT para anlises espaotemporais de alta resoluo para avaliar a qualidade do ar em cidades mdias brasileiras


Alessandro Santiago dos Santos; Luiz Gustavo Faccini; Claudio Luiz Marte; Jorge Pimentel Cintra


Resumo:

O monitoramento tradicional da qualidade do ar utiliza estações fixas, que pelo alto custo e pequena quantidade instalada em centros urbanos, promovem uma baixa resolução espacial, além de deficiências de cobertura de regiões do Brasil. Surge à oportunidade de equipar ônibus coletivos com kits de Internet das Coisas, como parte de uma rede de sensores sem fio de avaliação da qualidade do ar. Este artigo realiza a análise de dados de experimento em cidades brasileiras como validação do modelo e apresentação de novas formas de avaliação do ambiente urbano, com base em resultados de processamento e mineração de dados com alta resolução espacial.


Referência:
SANTOS, Alessandro Santiago dos; FACCINI, Luiz Gustavo; MARTE, Claudio Luiz; CINTRA, Jorge Pimentel. Emprego de componentes móveis de IoT para análises espaçotemporais de alta resolução para avaliar a qualidade do ar em cidades médias brasileiras. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO, CoUrb'18, 2., 2018, Campos do Jordão. Anais... 14 p.

 
Publicações técnicas