Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Determinao das propriedades fsico-qumicas e resduos slidos para utilizao no processo de pirlise


Adriana Garcia; Juliana Arajo da Silva; Jorge Luis Dias dos Santos; Carina Ferrari Braga; Marcelo Aparecido Mendona; Maria Alvina Krahenbuhl


Resumo:

O Brasil ainda é muito incipiente no aproveitamento de Resíduo Sólido Urbano (RSU) para geração de combustíveis e energia elétrica. A Lei nº 12.305/10 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), considerada eficiente e adequada para a solução dos problemas causados pelo RSU. Porém, a PNRS é considerada um processo de alto custo quando comparado ao aterro sanitário. Devido à necessidade de buscar formas de energia limpa e renováveis, o processo de pirólise, pode ser uma alternativa na produção de energia primária. Esse é um processo de conversão termoquímica, que ocorre em altas temperaturas e envolve várias reações químicas, cuja fração aquosa orgânica líquida é denominada de bio-óleo. Este trabalho estudou as características físico-químicas de alguns tipos de resíduos (sobras alimentares, papelão e papel) e seu potencial na geração de energia. As amostras apresentaram composição elementar similar e o teor de umidade o para geração de energia: 7 % para sobras alimentares (SA), 6 % para papelão e 4 % para papel. Realizaram-se análises termogravimétricas para estabelecer qual a temperatura ideal de pirólise, além de terminar o teor de cinzas que valores acima de 20 % podem ocasionar perda de energia no processo ou fuligem na fração líquida. O poder calorífico inferior apresentou valores típicos de biomassas, entre 13 MJ/kg e 20 MJ/kg. Considerando os resultados obtidos, essas amostras apresentaram potencial energético para utilização no processo de pirólise.


Referência:
GARCIA, Adriana; SILVA, Juliana Araújo da; SANTOS, Jorge Luis Dias dos; BRAGA, Carina Ferrari; MENDONÇA, Marcelo Aparecido; KRAHENBUHL, Maria Alvina. Determinação das propriedades físico-químicas e resíduos sólidos para utilização no processo de pirólise. In: BIOMASS AND BIOENERGY CONFERENCE, 2018, Sorocaba. Anais... 8 p.


Acesso aos anis do evento no site:
www.bbcbrazil.com.br/arquivo/anais_bbcbrazil_2018.pdf

 
Publicações técnicas